História, perguntado por juliaeisabele58, 9 meses atrás

explique a ideia central do texto acima ?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brancac22
55

Explicação:

“A história negra se faz presente em toda a cidade de São Paulo, mas é invisibilizada. Na Liberdade não é diferente”, afirma o historiador Abílio Ferreira. Para ele, o apagamento da memória negra vem de uma tentativa ainda mais antiga, de apagar a herança da escravidão. O processo foi sendo reproduzido de maneiras diferentes nos séculos seguintes e desemboca na mudança do nome.

“Essa formação da cidade tem a ver com o conflito entre quem tinha mais poder político e econômico e quem não tinha nada, os destituídos. Ainda hoje, é isso que a Liberdade representa”, afirma. “A memória é um espaço de disputa: a memória daqueles povos que têm mais influência política e econômica é sempre mais valorizada”.


brancac22: de nada
Respondido por helenbatistamaues
4

A ideia central do texto é contar uma história diferente daquela que é tida como a oficial, ou seja, sobre a atual Praça João Mendes e o bairro Liberdade. Segundo o texto, a região ganhou esse nome porque em 1821, o cabo Francisco José das Chagas, um negro militar, líder de uma manifestação, foi enforcado no local.

Liberdade - Praça João Mendes

Ao ser enforcado, segundo o texto, a população negra começou a gritar por liberdade, pois o cabo estava lutando para receber o salário atrasado. Assim, a região ficou conhecida como Liberdade.

No entanto, segundo a história encontrada nos livros didáticos, o bairro ficou conhecido como Liberdade, quando D. Pedro I abdicou do trono em 1831.

Conheça mais sobre a abdicação do trono de D. Pedro I em: https://brainly.com.br/tarefa/2811274

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes