explique a história do ensino de arte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história do ensino da Arte no Brasil iniciou-se no período correspondente ao estilo Barroco–Jesuítico – 1549 a 1808 - quando, devido às condições próprias da Colônia, esse estilo de características européias adaptou–se às peculiaridades locais. Tal fato originou um tipo de arte com características próprias: o Barroco brasileiro.
Nesse período, realizaram–se montagens teatrais de caráter didático, no contexto das práticas da catequese jesuítica. Essas concepções constituíram-se em práticas incipientes do ensino da Arte, pois os padres jesuítas preparavam a população indígena para a materialização do seu teatro religioso. Podemos observar que também a música foi utilizada como instrumento no processo de catequese, o qual se deu a partir da utilização do Canto Gregoriano.A inexistência de escolas de Arte direcionou um processo de aprendizagem artístico vinculado às oficinas dos artesãos, às ruas e às instituições religiosas. Foi um período bastante produtivo que contribuiu para a formação de uma arte nacional popular, na qual se destacava o processo informal, que não fazia distinção entre música erudita e música popular.
Resposta:
BOM DIA!
Explicação:
O ensino oficial da arte no Brasil se deu com a instalação da Academia Imperial de Belas Artes em 1826. Essa escola valorizava a linguagem artística do desenho. O desenho era sempre exigido como cópia fiel do objeto desenhado e utilizava uma estética clássica e um ensino tradicional, através da repetição de atividades para a sua fixação e desenvolvimento de técnica para desenhar.
As mudanças no ensino da arte não aconteceram ao acaso; foram fruto da luta de educadores comprometidos com o ensino de arte. Entretanto essas mudanças ocorreram inseridas em contextos sociais e históricos determinados que influenciaram essas transformações, e, assim, percebemos que a própria arte também se transformou.