Explique a história de função do bloco econômico da União Europeia
Soluções para a tarefa
O processo de globalização da economia foi uma experiência que estabeleceu a intensificação das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações. Nesse contexto de aceleração, as grandes nações capitalistas tomaram como prática a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matérias-primas e a garantia de novos mercados consumidores de produtos industrializados. Foi assim que notamos a formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo.
O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A chamada BENELUX acabou trazendo vantagens e foi capaz de atrair novos países europeus ao longo do tempo. Com a adesão de Itália, Alemanha e França, esse primeiro bloco econômico europeu deu origem à CEE, sigla que designou a Comunidade Econômica Europeia. No ano de 1992, o crescimento da referida comunidade acabou dando origem à União Europeia.
Do ponto de vista político e econômico, a criação desses primeiros blocos europeus tinha por finalidade inicial viabilizar a recuperação do Velho Mundo após a Segunda Guerra. Após isso, os blocos europeus tiveram a função de fazer frente ao poderio econômico e influência dos Estados Unidos e da antiga União Soviética na economia mundial. Com o passar do tempo, outros blocos foram também criados com o objetivo de articular a economia de outros países em ascensão.
No ano de 1988, foi criada uma zona de livre comércio integrada por Estados Unidos, Canadá e México que levou o nome de NAFTA. Ainda no continente americano, Bolívia, Peru, Equador, Peru e Venezuela formaram o chamado Pacto Andino. Na América do Sul, Brasil, Argentina e Uruguai organizaram o Mercosul. Chegando ao mundo oriental, a formação de blocos econômicos foi marcada pela constituição da Apec – composta inicialmente por Japão, China, Coreia do Sul, Tigres Asiáticos, Peru, Chile, Rússia, EUA, México e Canadá.
Espero ter ajudado :3
Resposta: A União Europeia (UE) é o maior Bloco Econômico mundial composto atualmente por 27 países.
Ela engloba 23 línguas oficiais e cerca de 150 línguas regionais.
A União Europeia tem sete instituições financeiras, políticas, de controle e legislação:
Parlamento Europeu
Conselho da União Europeia
Comissão Europeia
Conselho Europeu
Banco Central Europeu
Tribunal de Justiça da União Europeia
Tribunal de Contas Europeu
Países da União Europeia
Alemanha (1952)
Áustria (1995)
Bélgica (1952)
Bulgária (2007)
Chipre (2004)
Croácia (2013)
Dinamarca (1973)
Eslováquia (2004)
Eslovênia (2004)
Espanha (1986)
Estônia (2004)
Finlândia (1995)
França (1952)
Grécia (1981)
Hungria (2004)
Irlanda (1973)
Itália (1952)
Letônia (2004)
Lituânia (2004)
Luxemburgo (1952)
Malta (2004)
Países Baixos (1952)
Polônia (2004)
Portugal (1986)
República Checa (2004)
Romênia (2007)
Suécia (1995)
Os países candidatos para adesão à UE são: Antiga República Iugoslava da Macedônia, Islândia, Montenegro, Sérvia e Turquia. Já os potenciais países candidatos são: Albânia, Bósnia e Herzegóvina e Kosovo.
A Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein não são membros da União Europeia, mas participam do mercado único, exceto da união aduaneira