explique a harmônia do mundo e a razão de ele ser como é segundo Lutniz.
Soluções para a tarefa
A harmonia do mundo e a razão de ele ser como é segundo Leibniz.
Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), concorda com os argumentos racionalistas, apoiados na razão e conceitos matemáticos. Também defendia que a ciência, para se sustentar, precisava estar apoiada em uma sólida base metafísica.
Leibniz propõe uma metafísica diferenciada e fundamentalmente pluralista e infinita de substâncias: as mônadas, definidas como substâncias espirituais da realidade. Mônadas são as substâncias individuais criadas por Deus e só podem ser criadas ou aniquiladas pela vontade de Deus.
Sendo individuais, não podem ser afetadas ou modificadas e contêm em si todo o seu desenvolvimento, todas as suas variações. Cada mônada é como um sujeito que tem em si todos os seus predicados e variações, não havendo duas mônadas absolutamente idênticas, porém funcionando em perfeita sincronia, graças a harmonia pré-estabelecida por Deus.
Assim é a harmonia do mundo para Leibniz, pré-estabelecida por Deus e constituído por mônadas individuais e completas, que são regidas por dois princípios fundamentais: os princípios de identidade e o da razão suficiente.
Os princípios de identidade definem que, se uma coisa tem todas as suas propriedades em comum com outra, então as duas são uma e a mesma coisa. Inversamente, se duas coisas não são idênticas, então deve haver alguma diferença entre elas.
O princípio da razão suficiente definem que, nada existe sem que haja uma razão suficiente para que seja assim como é, a partir da ordem harmônica pré-estabelecida por Deus, em que cada coisa tem um lugar determinado.
Bons estudos!