História, perguntado por isabellamalik, 1 ano atrás

Explique a frase "Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado". Relacione- a ao líder fascista Benito Mussolini, autor da frase

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
398

Olá, tudo bem?


Atribui-se a frase “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado” ao ditador Benito Mussolini, na década de 1920, para descrever o regime totalitário.


No regime adotado pelo Estado totalitário, existem como características o terror policial, a repressão, unidade partidária, mobilização social intensa, ideologia disseminada pela maioria da sociedade, além da diminuição da distinção da esfera pública e privada.


Espero ter ajudado!

Respondido por ferretti
117

Para que se explique a frase "tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado", deve-se lembrar que ela é atribuída a Benito Mussolini, líder fascista da Itália, e tem acaba por resumir bem a perspectiva fascista de mundo.

Para um regime fundado sob a égide do fascismo, o Estado deve estar no lugar central, e o indivíduo deve ser abolido, já que não representa, individualmente, nada. O Estado, portanto, não é a coletividade dos indivíduos, mas se converte em um indivíduo em si mesmo.

Assim, há de se financiar o exército para garantir a existência deste Estado configurado em indivíduo, fortalecendo um regime rígido e totalitarista, contrário a qualquer liberdade individual.

Podemos apontar alguns princípios do fascismo, em resumo:

  • O nacionalismo é total: estrangeiros não são bem vistos pelos nacionais que aderem a doutrina fascista;
  • Totalitarismo: o governo preenche todas as esferas da vida, controlando cultura, perseguindo opositores e críticos;
  • Militarismo: o financiamento do exército é essencial, pois garante a força para lutar contra ameaças estrangeiras, mas também para manter a ordem interna;
  • Controle da mídia: a mídia é controlada, impedindo que qualquer crítica ao governo seja feita, reduzindo as chances do fortalecimento de uma oposição.

Algumas informações biográficas sobre o líder fascista Benito Mussolini:

  1. Foi o fundador do Partido Nacional Fascista da Itália, em 1921;
  1. Governou a Itália, através de uma ditadura fascista, entre 1922 e 1945.
  1. Foi linchado e assassinado pela população em 28 de abril de 1945;

-

Se você compreendeu, explique a frase "Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado", do líder fascista Mussolini,  com suas próprias palavras. Veja essas questões para aprofundar seu conhecimento:

Saiba mais sobre o  fascismo, acesse:

brainly.com.br/tarefa/19238230

Sobre o pensamento fascista de Mussolini

brainly.com.br/tarefa/9356266

Sobre a relação entre fascismo e liberdade, acesse:

brainly.com.br/tarefa/19676790

-

Matéria: História

Nível: Ensino fundamental

Perguntas interessantes