Filosofia, perguntado por Achumélei, 1 ano atrás

Explique a frase "o mito é anterior a filosofia"

Soluções para a tarefa

Respondido por gilendelp5a35o
1
Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. ... Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.
Respondido por deboracristinap78he9
0
Os mitos são narrativas simbólicas que procuram dar conta da realidade de determinado povo ou cultura, acredita-se que tenham surgido em toda parte do mundo, ou melhor, qualquer lugar onde houve ocupação humana, provavelmente houve também a presença dos mitos.

O mito é anterior a filosofia, e embora hoje seja visto por muitos de maneira pejorativa, ele foi a primeira tentativa de explição do mundo de que se tem notícia. O mito forma-se junto com os homens, geralmente têm como protagonistas seres sobrenaturais que atuaram em tempos primordiais, porém são importantíssimos enquanto primeiro discurso elaborado sobre a realidade humana. 

Partindo do pressuposto de que o conhecimento do passado é a base para a construção do saber histórico, e que este passado dialoga permanentemente com o presente, refletiremos sobre algumas das teorias de origem do universo e dos homens, debruçando-se sobre as diferentes concepções da existência humana e visões de mundo.

O objetivo principal, além de conhecer estes mitos é compreender a importância que eles têm para cada povo que o possui ou o criou, e perceber que muitos mitos antigos se tornaram posteriormente em religiões, muitas delas praticadas até hoje. Isto posto, vamos em busca do conhecimento e da tolerância com o outro, com o diferente, afinal de contas se todos pensássemos da mesma forma, estaríamos fadados a uma enorme monotonia. 

Perguntas interessantes