Filosofia, perguntado por chryslucia, 11 meses atrás

Explique a frase de Kant: “Age de tal modo que possa querer que a máxima de sua ação se torne valor universal”

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenzofinck
9

Com essa bela ( e verdadeira, convenhamos) frase, Immanuel Kant quis dizer que, a pessoa citada na frase, age como se quisesse que que a maior de suas ações tomasse tamanho  grandeza e reconhecimento por todo o universo; não entendeu? Não faz mal, explico melhor. Ele quis dizer que essa pessoa quer ser reconhecida universalmente pela melhor coisa que já fez na vida ( mesmo que o resto de suas ações tenham sido ruins). ESPERO TER AJUDADO!! = )


lorenzofinck: vamos ver, manda
chryslucia: QUESTÕES
1. Para Kant é possível a qualquer pessoa agir moralmente. O texto mostra que Kant estava errado e que pessoas com um comportamento duvidoso nunca conseguem agir moralmente? Justifique sua resposta.
2. O que o texto chama de hipocrisia moral?
lorenzofinck: que texto? pode mandar?
chryslucia: Até Bart sabe que isso é errado

Mais um trecho do livro "Os Simpsons e a filosofia". Nesse texto aspectos da ética de Kant são abordados a partir do personagem Bart Simpson. Bart Simpson tem muito do pai em seu caráter. Ele tem a atitude de não-estou-nem-aí, do garoto que só quer se divertir, e que vive procurando encrenca. Em “A namorada de Bart”, Bart desenvolve uma paixão impulsiva pela filha do reverendo Lovejoy, Jéssica.
chryslucia: A princípio, Bart acha que precisa frequentar a escola dominical para conquistar a afeição de Jéssica. Mas ela só fica interessada nele quando reconhece em Bart um possível parceiro no crime. Esse episódio ilustra as possibilidades da hipocrisia moral quando a moralidade é
chryslucia: identificada com a conformidade a um código externo de comportamento. Como filha de um ministro religioso, Jéssica faz o papel de menina “boazinha”. Para garantir seus desejos egoístas, ela apela com hipocrisia para a moralidade. Mas com Bart há limites, uma atitude de “já basta”. Quando Jéssica rouba dinheiro da coleta da igreja, Bart faz o possível para se o por ao furto: “Roubar dinheiro da igreja é muito errado!”, ele lhe diz.
chryslucia: “Até eu sei isso”. Quando acusam Bart do furto, ele pergunta a Jéssica por que deveria protegê-la. Ela responde: “Porque ninguém vai acreditar em você, se contar. Lembre-se que eu sou a doce e perfeita filha do ministro, e você é só um delinquente”. Por causa de suas costumeiras diabruras, os ocasionais reconhecimentos de Bart do dever podem assinalar certos pontos morais mais efetivamente do que no caso de crianças normalmente bem comportada
lorenzofinck: 1) Kant estava certo, pois a decisão é nossa, independente de quem somos ou de nossas origens. 2) é fingir ser bom mas ser mau por trás dos panos.
chryslucia: muito muito obrigada
chryslucia: <3 <3
Perguntas interessantes