Explique a frase de Basiquiat: "Acredite ou não,eu sei desenvolver,mas quase sempre tento lutar contra isso".
Soluções para a tarefa
Já falei e volto a repetir que Basquiat transgredia, uma força que não parecia ser capaz de ser contida, uma força tão grande que devorou um artista da magnitude de Andy Warhol; as peças produzidas em conjunto pelos dois artistas quase apaga Warhol deixando só a força de Basquiat transparecer.
É sempre muita coisa junta acontecendo nas obras de Basquiat, uma expressão de um universo próprio imenso, criado nas ruas, lendo enciclopédias, em um contexto histórico em que a contracultura era a palavra de ordem; para olhar pra Basquiat é preciso se perder, se deixar levar, não dá pra se aterrar frente a algo tão vasto, e por isso mesmo tão assustador.
Não cabe colocarmos Basquiat em um pedestal de gênio, quando o genocídio negro ainda mata negros, artistas negros; quando o capitalismo sufoca qualquer potencial artístico para que possa nos explorar e nos proibir o direito de expressão. Basquiat não escapou disso, morreu aos 27 anos, mas resistiu como negro, como artista negro, como um artista das ruas.