explique a frase "a Inglaterra é um estranho país onde as ovelhas devoram os homens"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Thomas Morus citou essa frase, devido ao processo de "enclosure" (em português "cercamento"), política adotada pela Rainha Elizabeth a fim de atrair mão-de-obra para as cidades, durante a Revolução Industrial. Tal política, expulsou os camponeses de suas terras comunais (provenientes do período feudal), em que possuíam subsistência e dignidade, para assim, indefesos e sem terras, se submeterem a capitalização das cidades, tornando-se assalariados.
Explicação:
Como parte da industrialização na Inglaterra adveio da indústria têxtil, as ovelhas forneciam lã para a fabricação dos tecidos, daí a frase de Morus de que as ovelhas devoram os homens. Expulsaram os homens de suas terras para criação de ovelhas...
A frase "a Inglaterra é um estranho país onde as ovelhas devoram os homens" simboliza a política de cercamentos ocorrida na Inglaterra em contexto anterior à Revolução Industrial.
A política dos cercamentos
A frase foi escrita por Thomas Morus, no livro “A Utopia" e de maneira metafórica as “ovelhas devoraram os homens” porque retiraram o espaço onde moravam e praticavam a agricultura de subsistência.
Através desta política adotada, o Estado inglês passou a ocupar à força as terras dos camponeses para que houvesse espaço para a criação de ovelhas para a produção de lã, matéria prima utilizada nas manufaturas têxteis, que estavam em grande crescimento na época.
Os camponeses sem terras tiveram que se mudar para as cidades e passaram a ser mão de obra barata das fábricas da burguesia inglesa. A grande quantidade de mão de obra nas cidades foi um dos fatores essenciais para que a Revolução Industrial ocorresse.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Inglaterra e a política dos cercamentos em: https://brainly.com.br/tarefa/8422774