Explique a formação do sistema feudal ultilizando os seguintes conceitos: caracteristicas do feudalismo, fim do imperio Carolíngeo, estamentos, contrato de enfeldação, impostos igreja Católica
por favor com no minímo 30 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A política estava basicamente nas mãos dos senhores feudais, que tinham fortalezas, exércitos e, é claro, as terras e os servos.
É claro que a Igreja Católica também exercia influência sobre os nobres, podendo até impedi-los de tomar certas atitudes, muitas vezes em defesa dos mais fracos.
Além disso, a produção de alimentos era para o consumo dos próprios feudos e era autossuficiente, não sendo necessário recorrer a outros produtores.
Houve avanços na arquitetura, com as mais diversas catedrais construídas naquela época, estudos de técnicas de pintura, esculturas e composição de vitrais, obras estas que são destaques e estudadas até hoje.
O feudalismo caiu devido a uma série de fatores, como a peste negra, o surgimento da burguesia e das cidades grandes, o aumento populacional, a contracultura, etc.
Com a morte de Carlos Magno, em 813, o poder passou para seu filho Luís, o Piedoso, que governou até 840.
Terras da Igreja e domínios senhoriais conseguiam livrar-se do controle do poder central, tornando-se autônomos e livrando-se do cumprimento de suas obrigações para com o poder central.
Vindos da Escandinávia, os vikings e seus navios de quilha rasa subiam os rios, espalhando a morte e a destruição por vastas áreas.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
Diferente da Sociedade Estratificada (classificada mediante os "estratos"), em que existe a mobilidade social, e da sociedade de classes, pautada sobretudo nos aspectos econômicos, a estrutura da Sociedade Estamental é fixa e homogênea.
Os laços de dependência que se estabeleciam entre o suserano e o vassalo eram definidos com base no contrato de enfeudação. Esse acontecimento era realizado em cerimônias solenes.
A "homenagem" era a entrega de si próprio, através da qual alguém se tornava homem de outra pessoa. A "fidelidade" era o juramento de manter-se fiel ao suserano, geralmente feito pelo guerreiro com as mãos sobre os evangelhos ou sobre um relicário contendo ossos de santos.
E finalmente a "investidura" que era o instante da cerimônia no qual se fazia a entrega do feudo, simbolizado por um objeto, como um anel, um bastão, um ramo de árvore, um estandarte, etc.
Os servos, por sua vez, correspondiam a maior classe do feudalismo. Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados. Assim, plantavam, colhiam, produziam azeite, vinho, pão, farinha, queijo, manteiga, caçavam, pescavam e ainda trabalhavam numa rudimentar indústria artesanal.
Além disso, o trabalho dessas pessoas envolvia uma série de obrigações, entre elas, o trabalho como rendeiro, quando pagava-se ao senhor com mercadorias ou prestações de serviços pelo uso da terra.
O trabalho gratuito era realizado por algumas famílias em dias determinados e o pagamento era dado por meio da permissão do uso de fornos, moinhos e outros equipamento agrícolas. Confira alguns impostos que eram pagos por eles:
•Capitação: imposto pago por cada membro da família;
•Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja;
•Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal;
•Banalidade: pagamento que possibilitava a utilização de bens do feudo, a exemplo de moinhos, fornos, estradas, etc.
~ eu sei que ficou grande (desculpa), mas, espero que esteja bom, fiz com mui carinho '3'