Biologia, perguntado por geozinhadacioli, 1 ano atrás

Explique a falha imunitaria

Soluções para a tarefa

Respondido por palomasilvav82
0

Falha  imunitária, igualmente conhecida sob a designação de resposta imune, diz respeito à forma como um organismo reconhece e se defende de todos os agentes que considera estranhos e nocivos. O sistema imunitário é o responsável de regular e gerir estas respostas.

Graças a diversas estruturas, o sistema imunitário leva a cabo vários processos para a identificação e a eliminação dos patogénicos que são potencialmente perigosos. Essa resposta imunitária, de qualquer forma, deve ser precisa para ter sucesso: quando o sistema imunitário falha, a resposta pode implicar destruir células saudáveis.

É importante referir que, dentro do âmbito da medicina centrada nas alergias, se faz referência a três tipos de respostas imunitárias:

-A inata, que é o sistema de defesa com o qual nascem todos os seres humanos e que se encarrega de os proteger contra os antigénios. Vem a exercer como uma primeira linha de defesa do organismo contra diversos elementos que podem provocar danos. Em concreto, nesta categoria constam as lágrimas, a tosse, os mucos…

-A resposta imunitária adquirida, que vem a ser aquela que gera o sistema imunitário de uma pessoa para proteger-se de um antigénio concreto.

-A passiva, que vem a ser formada pelos anticorpos que se tem no corpo como medida de protecção e que são produzidos no corpo de outra pessoa. Portanto, este tipo de resposta é aquele que têm os bebés os quais, durante os primeiros meses de vida, possuem os anticorpos cujas mães lhes possam ter transferido através da placenta. É importante saber, isso sim, que os mesmos desaparecerão ao longo do primeiro ano.

Quando uma pessoa sofre de imunodeficiência, o seu sistema imunitário não está em condições de proteger o organismo de forma adequada: deste modo, ao no dar respostas imunitárias conformes à acção dos patogénicos, o individuo é susceptível às infecções.

Cabe destacar que a resposta imunitária é uma reacção que, de uma forma geral, surge a partir da análise que o organismo realiza das moléculas dos vírus, as bactérias e outros microorganismos que detecta.

Perguntas interessantes