História, perguntado por pandagii, 1 ano atrás

Explique a expressão:
"Getulio Vargas,pai dos ricos,mãe dos pobres"

Soluções para a tarefa

Respondido por Saphira05
11
Vargas fortalecia as duas bases: pobres e ricos. Ajudou os pobres com as leis trabalhistas(CLT), enquanto aos ricos investiu nas indústrias(ganhava votos por base de chantagem tbm). 

Com a criação da CLT e suas práticas populistas transformaram Vargas no Pai dos Pobres, mas ele foi igualmente a Mãe dos Ricos – pois as concessões paternalistas que fez, aliadas ao controle sobre os sindicatos, mantiveram os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores. Ai eu te pergunto quem é considerado melhor o pai ou a mãe? Acho que estamos vivendo a mesma história hoje, com a distribuição da bolsa-esmola para a classe menos favorecida. Como dizia a musica das Meninas. "E o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre,,,"
Respondido por julianadelfino
13
A política populista de Vargas é conhecida por agradar ao interesse de diversos segmentos sociais, dentre eles, podemos destacar para efeito de reposta à pergunta: primeiramente, as classes mais baixas, onde ele agiu de forma a garantir ensino educacional de qualidade, majoritariamente, para o meio urbano de forma técnica, além de criar diversos ministérios como o da saúde, daí podemos explicar a analogia feita com a mãe que, historicamente, teve a função social de zelar pela saúde e educação de seus filhos; em segundo lugar, temos ele com a função de pai para as classes mais altas, haja vista que, sociologicamente falando, os pais participam ativamente para garantir o sucesso econômico de seus filhos, papel que foi comprido por Vargas ao passo que ele fomentou a industrialização, por exemplo. Espero que tenha ajudado. Att, Juliana Delfino. 
Perguntas interessantes