explique a evolução das moradias.
Soluções para a tarefa
Evolução das moradias
Se voltarmos no tempo vamos observar que existiam
estilos de casa dependendo de cada época e das necessidades das pessoas daquele contexto histórico, formando também uma representação cultural de cada época.
Desde a pré-história o homem aprendeu a usar recursos
da natureza para construir sua habitação. Na pré-história as pessoas não tinham trabalho nenhum para construir suas casas porque viviam nas cavernas que ofereciam muita segurança contra os animais ferozes, a chuva e o vento. Como tinham que disputar esse espaço com os animais colocavam pedras enormes ou faziam fogueiras na entrada para evitar que esses animais se aproximassem. Nessa época os homens tinham que se deslocar constantemente em busca de comida, mudando sempre “de caverna em caverna”, por isso eram chamados de nômades.
Aos poucos os homens perceberam que o ideal era ficar mais próximos uns dos outros, pois assim tinham mais ajuda nos momentos de perigo, dessa forma surgiram as primeiras aldeias. Nessas aldeias as casas eram construídas com troncos de árvores, galhos e folhas, portanto eram bem frágeis, mas aos poucos as comunidades foram aprendendo a usar melhor esses recursos naturais e construir casas mais resistentes, com blocos feitos de barro, muito parecidos com os tijolos de atualmente, junto com galhos de árvores para resistir mais às chuvas.
Deste conceito de construção surgiram as casas de pau-a-pique, encontradas ainda em muitas regiões do Brasil, América do Sul e África.
Daí para frente houve uma evolução rápida na forma de se construir casas, principalmente quando inventaram tijolos mais resistentes, feitos em fornos com altas temperaturas, passando também a combinar mais de um tipo de material, como por exemplo, madeira, tijolo e pedra.
Diferentes tipos de moradia