Explique a evolução da comunicação no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
a comunicação cresce cada vez mais e sempre com uma nova evolução tecnológica principalmente antigamente se utilizavam cartas e hoje aparelhos de sms.
0.000 anos antes de Cristo: Pintura nas cavernas
776 anos antes de Cristo: Pombos Correio
1650: Primeiro Jornal Diário
1840: Telégrafo
1876: Telefone
1902: Sinal de Rádio
1927: Transmisão via Televisão
1969: Internet
1994: Word Wide Web (WWW)
1997: Mensagem Instantânea
1999: Blogs
2004: Facebook
2006: Twitter
Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos designados para difundir a informação entre os homens, por exemplo, o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros. A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo. A comunicação humana passou por uma evolução constante, e esta evolução ainda está em curso, apontando para mais mudanças logo à frente.
Na Pré-História o ser humano começa a desenvolver as primeiras formas de linguagem, para depois disto, começar também a desenvolver a capacidade de pintar as paredes das cavernas.Estas cenas do cotidiano do homem pré-histórico permitiram que mensagens fossem transmitidas a outras populações e que também imagens fossem enviadas para o futuro, para a posteridade.
Surgimento da escrita
Pois foi em aproximadamente 4 mil A. C. que surgiu na Mesopotâmia e também no Egito, a escrita, que viria a mudar completamente a forma de comunicação entre povos, e principalmente, a forma como o conhecimento era transmitido de uma geração para outra.
O papiro
Após a invenção da escrita, os egípcios desenvolveram a técnica de produzir folhas de papiro a partir da planta de papiro. A folha de papiro era obtida utilizando a parte interna, branca e porosa do caule do papiro. As folhas de papiro eram utilizadas com o intuito de manter um registo permanente de informação a reter para futuras gerações.
O correio
O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, de forma que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.
O Telégrafo
O telégrafo consiste num instrumento criado com o objectivo de transmitir mensagens a longas distâncias. Esta foi uma forma utilizada para transmitir a outras povoações, terras ou províncias a vitória numa batalha ou a declaração de guerra a uma delas, por exemplo. Existiam 3 tipos de telégrafos, o Telégrafo de Tochas, o de Tambores e o de Fumo.
O Jornal
Um jornal é uma publicação que contém notícias e artigos, normalmente impressa em papel de custo relativamente baixo.
Embora no ano 713 tenha sido publicado um manuscrito em Pequim que dava os primeiros passos numa indústria de tanto sucesso nos anos vindouros, o termo só se tornou comum no séc XVII.
Rádio e Telefone
No século XIX, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação. Por meio de ondas eletromagnéticas, o rádio foi criado e utilizado para propagar as informações, bem como servir de entretenimento, com as músicas e radionovelas. Note que foi um importante instrumento de comunicação utilizado durante os períodos de guerra.
Já o telefone, representou a evolução do telégrafo uma vez que representa um instrumento ligado por fios, entretanto, que emite mensagens de voz a longas distâncias em tempo real, enquanto os telégrafos só enviavam desenhos ou mensagens de texto. Todavia, diferente do telégrafo, esse meio de comunicação se expandiu sendo muito utilizado atualmente: telefone público, analógico, digital, sem fio e celulares.
No século XX, sem dúvida, a televisão e a internet foram (e continuam sendo) os principais meios de comunicação. A televisão é um instrumento de reprodução de som e imagem simultâneos, por meio de ondas eletromagnéticas; e a internet, representa um sistema global de redes de computadores que utiliza das mais variadas tecnologias de rede: eletrônica, sem fio e óptica.