explique a estrutura dos Esporos caniosporos, ascósporos e esporangiósporos
Soluções para a tarefa
ESPOROS: Um esporo é basicamente uma célula envolvida por uma parede celular que a protege até as condições ambientais se mostrarem favoráveis à sua germinação.
Conidiósporos: Eles representam a forma mais comum de reprodução assexuada dos fungos, e são muito importantes para a dispersão destes organismos na natureza. As células que dão origem aos conídios são denominadas células conidiogênicas, as quais normalmente se localizam na extremidade de hifas especializadas chamadas conidióforos.
ASCÓPOROS: são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco. Inicialmente o asco é uma célula com dois núcleos n (dicariótica), que se fundem originando um núcleo 2n (diplóide). Este sofre meiose, formando quatro núcleos haplóides. Na maioria das espécies, eles se dividem mais uma vez, agora por mitose, originando um total de oito células haplóides(n), que são os ascósporos.
ESPORANGIÓPOROS: Na esporulação, os fungos possuem estruturas chamadas de esporangióforos, que nada mais são do que hifas especiais que saem de determinados pontos do micélio. Na extremidade de cada esporangióforo, encontramos o local onde são produzidos os esporos, que é chamado de esporângio.