explique a economia do Brasil (obs) (faça uma explicação longa)por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Considerada a nona economia mundial e maior potência da América Latina
A economia brasileira apresenta um perfil sólido, sendo um grande exportador de uma variedade de produtos, o que fomenta o desenvolvimento econômico. As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.
Sendo o maior país em extensão territorial do mundo, o Brasil tem muitas possibilidades de desenvolver variadas atividades que contribuem para o desenvolvimento financeiro. Além da exploração de riquezas minerais, a vasta extensão de terra é favorável para agricultura.
O Brasil, além das atividades agropecuárias, domina o mercado de exploração de petróleo.
Com alto potencial exportador, a economia brasileira gira em torno dos principais produtos de exportação do país, dentre eles estão o minério de ferro, aço, soja e produtos derivados, automóveis e peças automotivas, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e frango.
Em contrapartida, há os produtos mais importados, que impactam na economia brasileira, uma vez que retiram recursos internos para adquirir bens de outros país. Dentre estes produtos os principais são petróleo bruto, equipamentos eletroeletrônicos, peças para automóveis, medicamentos, automóveis, óleos combustíveis, gás natural e peças para aviação.
Ao lado da Argentina, Uruguai e Paraguai, o Brasil constitui o bloco econômico chamado de Mercosul (Mercado Comum do Sul). Com foco no fortalecimento da economia brasileira, a nação também faz parte da OMC (Organização Mundial de Comércio).
Peculiaridades da economia brasileira nas diferentes regiões
Em virtude da vasta extensão territorial do Brasil, existem algumas particularidades na execução e crescimento de determinadas atividades que contribuem com o seu avanço financeiro. Algumas regiões são mais propensas para as atividades industriais, enquanto outras possuem características mais favoráveis para a agricultura.
atividades se adequam ao perfil de ada uma das cinco regiões do Brasil.
Região Norte
A economia da região Norte, localidade que reúne sete estados brasileiros e uma extensão territorial com grandes áreas de floresta, é baseada, de acordo com as características do seu clima e vegetação, no extrativismo vegetal de produtos como madeira, látex, açaí e castanha.
A atividade de exploração de minérios também é um destaque na região norte, principalmente a extração de ferro, cobre e ouro.
Região Nordeste
A região nordeste, composta por nove estados, possui uma das atividades econômicas mais diversificadas. Com forte consolidação no turismo, há também uma presença marcante de indústrias, agronegócio e extração de petróleo. O principal cultivo agrícola da região é a cana-de-açúcar.
Região Centro-Oeste
Com forte potencial agropecuário, a economia brasileira com base na região centro-oeste, é marcante na plantação de soja, milho, entre outros, além da carne bovina e indústrias. Essa região é composta por três estados brasileiros.
Região Sudeste
A região sudeste brasileira, composta por quatro estados, possui a maior concentração de indústrias em todo Brasil, o que ajuda a alavancar a economia brasileira. Em virtude dessa intensidade e potencial industrial, abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, atraindo a atenção de muitas fábricas por causa do seu contingente populacional, além da qualidade da mão-de-obra.
Os setores de serviços e o comércio são bem sofisticados e têm grande diversidade, representando a principal atividade econômica local.
Região Sul
A região sul do Brasil é constituída por três estados. A maior parte da sua economia gira em torno do setor de serviços e a concentração de algumas indústrias, principalmente na área alimentícia, siderurgia e têxtil. Assim como a região nordeste, a agropecuária também é bem desenvolvida nessa região.
Pilares da economia brasileira
Atualmente, a economia brasileira abranges os três pilares básicos de desenvolvimento econômico de país, sendo eles os setores primário, secundário e terciário. Devido ao seu crescimento e as novas modalidades de comércio adotadas interna e externamente, o país deixou de atuar apenas com a monocultura.
A economia no Brasil é fundamentada no setor agrícola, sendo um dos maiores exportadores de soja, carne de frango e o suco de laranja. Além de ser o líder no ranking mundial de cultivo de cana-de-açúcar.
Também atuante na indústria, o Brasil tem um papel fundamental na fabricação de peças automotivas e setores aeronáuticos. Com grande extensão de área a serem exploradas, é também destaque na produção de petróleo, figurando entre os maiores produtores do mundo, liderando a exploração mundial em águas profundas. Sendo também ativo na exploração do minério de ferro.