História, perguntado por erikapimentel, 1 ano atrás

Explique a economia do açúcar no Brasil colonial​

Soluções para a tarefa

Respondido por jumento07
14

Resposta:

- Cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos com o objetivo de produzir açúcar para, principalmente, vender no mercado europeu.

 

- Uso, principalmente, de mão de obra escrava de origem africana. Havia também trabalhadores livres remunerados nos engenhos, porém, em menor quantidade.

 

- Estabelecimento dos engenhos em grandes propriedades rurais (latifúndios), que eram propriedades dos senhores de engenho.

 

- Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores de engenho (formação da aristocracia rural).

 

- Transporte e comercialização do açúcar no mercado europeu realizados pelos holandeses.

 

- Neste período, o tráfico negreiro também gerou elevados lucros para os comerciantes de escravos. Esta atividade também era fonte de renda, através de impostos, da coroa portuguesa.

 

- Sistema econômico da colônia definido e fiscalizado pela Coroa Portuguesa.

 

- Existência do Pacto Colônia, fazendo que todo comércio da colônia fosse praticado somente com a Metrópole (Portugal). Desta forma, os produtos manufaturados não eram produzidos no Brasil, mas sim importados da metrópole.

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
2

A economia do açúcar no Brasil colonial recebe o nome de ciclo do açúcar, tendo sido um dos contextos econômicos mais frutíferos brasileiros devido à tropicalidade nacional que permitia a prosperidade dos canaviais e a qualidade do produto final, e também em razão do trabalho cativo que não representava gastos para os fazendeiros.

Economia do açúcar no Brasil colonial

Não apenas os fatores monetários estabeleceram tal sucesso, mas, também, os ideológicos, haja vista a sociedade patriarcal gerada em torno dos engenhos de açúcar que remontam à formação social machista, ruralista e monocultora.

Mais sobre o ciclo do açúcar: brainly.com.br/tarefa/39095113

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes