Geografia, perguntado por amandasilvajere1, 1 ano atrás

explique a economia de mercado socialista chinesa

Soluções para a tarefa

Respondido por andreluizmotta
16
O socialismo corresponde à corrente de pensamento que surgiu no século XIX, que confronta o liberalismo e o capitalismo, propõe uma configuração social e econômica na qual os meios de produção privados não existem, são dirigidos pelo estado. Dentro do sistema político-econômico socialista existem diferenças no regime, algumas doutrinas rigorosas acreditam no poder centralizado do estado, outras no poder descentralizado
Respondido por IsisTelma
6
Além de ser gigante geograficamente e demograficamente, a China também é gigante no que diz respeito à economia , apresentando números realmente impressionantes de crescimento econômico nos últimos anos.
Historicamente, desde a sua fundação, em 1949, a China apresentava uma economia no melhor estilo soviético, com um projeto de socialismo planificado, que vigorou no país até a morte de Mao Tse-tung.
Em 1978 teve início o processo que culminou no que se convenciona por chamar atualmente de economia mista. Esse processo foi iniciado por Deng Xiaoping.
Nesse modelo, que até hoje gera dificuldades de entendimento para a maior parte do restante da população mundial, a economia chinesa passou a combinar características socialistas e características do que entende por economia de mercado.
O resultado disso foi o socialismo de mercado utilizado pela China até os dias de hoje, onde há uma forte presença do capital em praticamente todos os setores da sociedade, mas também há grande preocupação com as desigualdades sociais e com os avanços da sociedade civil.
Perguntas interessantes