Explique a ebulição?
Soluções para a tarefa
Explicação: Ebulição é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Ela acontece quando uma porção de líquido, submetida a uma dada pressão, recebe calor e atinge uma determinada temperatura.
A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em vapor, depende da substância que o constitui.
Uma substância no estado líquido não possui forma definida, assumindo a forma do recipiente que a contém.
Sendo praticamente incompreensível, apresenta força de coesão entre as partículas que a constitui.
Para passar para o estado gasoso, a substância deverá receber calor. Esse aumento de energia fará com que as moléculas vibrem com maior intensidade, aumentando a distância entre elas.
Desta forma, a força de coesão se torna praticamente inexistente. O corpo nesse estado não apresenta forma, nem volume definidos.
Os gêiseres são exemplos de ebulição que ocorre com a água subterrânea localizada em regiões vulcânicas. O magma aquece a água e ao atingir determinada temperatura começa a mudar de estado.
O vapor ocupa um maior volume, fazendo aumentar a pressão na cavidade subterrânea. Com isso, uma mistura de vapor e líquido é expelida para a superfície por pequenas fendas.
Geise
Gêiser Old Faithful, no Parque Yellowstone, Estados Unidos
Características da Ebulição
Um líquido sofre ebulição seguindo o seguinte padrão:
Mantendo-se a pressão constante, a temperatura durante todo o processo de ebulição permanecerá constante.
A quantidade de calor por unidade de massa necessária para que um líquido se transforme totalmente em vapor é chamada de calor latente de vaporização. Seu valor depende da substância que compõe o líquido.
A temperatura em que cada substância sofre ebulição é bem determinada, e é chamada de ponto de ebulição.
Dica: Quando estamos cozinhando algum alimento, é interessante colocar o fogo baixo quando a água começar a ferver. Como a temperatura permanece constante durante todo o processo de ebulição, o tempo de cozimento será o mesmo com o fogo alto ou com o fogo baixo. Desta maneira, economizamos gás e o meio ambiente agradece