Filosofia, perguntado por JeanneThayna, 1 ano atrás

explique a divisão platônica entre mundo sensível e inteligível

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitorcampos7
6
Preocupado com o mundo sensível e com as idéias, o filosofo Platão concebeu uma dicotomia a dividir o mundo das aparencias e o mundo ideal (das idéias) do qual o mundo sensível seria uma mera cópia. 

Platão assim dividiu o 'cosmos' em duas partes: uma feita de ideias e a outra, de matéria, e teríamos assim uma fisica e uma meta-física, onde a alma seria um além-do-corpo, e todo conhecimento já presente desde o nascimento (ainda não havia a 'tabula rasa' de Locke...) 

A separação corpo-alma gerou na verdade um conflito corpo X alma, que se reflete, por exemplo, na religiosidade cristã, onde o corpo é 'pecado' e a alma é 'vítima dos desejos carnais', precisando esta se purificar para encarar a 'Verdade' (as Idéias, no caso) 

Obviamente que essa separação foi reprensado por Kant, Hegel e Nietzsche, com a ideia de NOMENON e FENOMENON, onde há um-em-si e para-si, um objeto que é aprendido subjetivamente. Enquanto, Nietzsche defnde que o 'mundo das aprencias' é o único existente.
Respondido por LohhKpayc
2

No sensível, nós acessamos através dos sentidos (tato, olfato etc) que seria o mundo de acompanhamento diário, aquele que muda e se transforma e não é fixo.

Já o mundo inteligível é uma compreensão racional onde os padrões vísiveis que coloca o ser numa única instância do real tem capacidade de enxergar uma dupla configuração ( A verdade sensível e A verdade constante racional ).

  • Isso se dá por uma experiência sensível raciocinada.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes