Explique a diferença entre uma metrópole, capital regional e um centro sub-regional
Soluções para a tarefa
Resposta:
Metrópoles: maiores cidades de um país e que apresentam melhores infraestruturas e condições econômicas.
Exemplos:
- São Paulo - Grande Metrópole Nacional
- Rio de Janeiro - Metrópole Nacional
- Manaus, Salvador, Belém, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre - Metrópole
Capitais Regionais: ercem influências numa região, nas pequenas e médias cidades do país, sendo divididas em: Capitais Regionais A (11 cidades), Capitais Regionais B (20 cidades) e Capitais Regionais C (39 cidades), donde a primeira (A) é a mais influente.
- Classe A: apresentam cerca de 955 mil habitantes. Natal, São Luís, Maceió, Campinas, Florianópolis se incluem nessa categoria.
- Classe B: cerca de 435 mil habitantes, por exemplo, Ilhéus, Campina Grande, Blumenau, Palmas, Juiz de Fora.
- Classe C: 250 mil habitantes. Macapá, Rio Branco, Santarém, Ponta Grossa, São José dos Campos
Centros sub-regionais: exercem menor influência que as capitais regionais, menos complexidade na gestão e menor número de habitantes.
- Centro Sub-regional A: 85 cidades. Exemplos: Rio Verde, Pouso Alegre, Parnaíba.
- Centro Sub-regional B: 79 cidades. Exemplos: Cruzeiro do Sul, Viçosa.
Espero ter ajudado, abç!
As metrópoles regionais são cidades de grande influência para uma região, com desenvolvimento urbano e sua área de maior influência é chamada de "área metropolitana". As capitais regionais apresentam influência nas cidades e áreas próximas e o centro sub-regional é uma cidade com uma zona de influência menor que a da capital.
Hierarquia urbana
As cidades são complexos urbanos que possuem uma relação uma com as outras, podendo formar zonas de influência. Dessa forma, essas zonas de influência podem ser hierarquizadas com base na importância de cada cidade sobre suas regiões.
As metrópoles são cidades com grande importância econômica para uma determinada região, denominada zona metropolitana. Podem ser metrópoles regionais ou nacionais, se possuírem influência a nível nacional.
Já as capitais regionais apresentam uma importância menor que as metrópoles, mas possuem uma zona de influência em áreas urbanas e rurais. Os centros sub-regionais possuem uma zona de influência menor que as capitais regionais.
Aprenda mais sobre a hierarquia urbana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6288311