Explique a diferença entre plâncton e nécton? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O plâncton difere do nécton apenas na capacidade de locomoção dos animais, que é reduzida. Na maioria das vezes, eles são arrastados livremente pelas correntes oceânicas. Os bentos ou organismos bentônicos são aqueles animais que vivem associados ao solo marinho, como por exemplo os corais.
Explicação:
eu pesquisei
Resposta:
O plâncton difere do nécton apenas na capacidade de locomoção dos animais, que é reduzida. Na maioria das vezes, eles são arrastados livremente pelas correntes oceânicas
Explicação:
O termo Plâncton vem de plankton que significa errante, basicamente é a categoria formada pelo conjunto de seres que tem um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas.
Muitos dos organismos que compõem o Plâncton têm movimentos próprios, porém, pelo fato de serem muito fracos não conseguem vencer a força da correnteza e nem mesmo das ondas.
Os organismos que compõem o Plâncton ainda são subdivididos em fitoplâncton (autotróficos) e o zooplâncton (heterotróficos) na cadeia alimentar marinha. Dentre os principais organismos planctônicos citamos os protozoários, as algas microscópicas, larvas de crustáceos, pequenos crustáceos, medusas e larvas de diversos animais.
Devido a essas características se mostram essenciais para a manutenção da vida no mar já que são a base da cadeia trófica do universo aquático. Os organismos do fitoplancton vão além de somente ser matéria orgânica (alimento) e também são os responsáveis pela produção de oxigênio.
O nome Nécton vem de necto que significa “aquele que nada” e tem como principais representantes os seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos.
O conjunto de animais que consegue se locomover, utilizando órgãos como barbatanas ou outros tipos de apêndices, em ambientes marinhos ou límnicos (de água doce) é chamado de nécton.
Nesse grupo encontramos peixes, grande parte dos crustáceos, os mamíferos marinhos e outros. Em alguns casos as larvas de um animal podem ser planctônicas pelo fato de não terem forma para se locomover, porém, quando adultos esses animais passam a fazer parte do grupo de nécton.