Explique a diferença entre o transmissão da ascaridíase e à ancilostomose. Como podemos evitar o contágio dessas doenças?
Soluções para a tarefa
Ancilostomose
Essa doença é transmitida através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele de um indivíduo em contato com ambientes propensos, principalmente o solo, contendo fezes contaminadas por ovos que eclodem e desenvolvem as larvas.
Após passarem pela epiderme, as larvas atingem a corrente sanguínea, seguindo em direção aos alvéolos nos pulmões (pequena circulação). Por meio das vias respiratórias, as larvas se deslocam pela traqueia até a laringe, onde são deglutidas com os alimentos ingeridos, passando pelo esôfago, estômago e alcançando a parede do intestino. Neste local se reproduzem, eliminando ovos juntamente às fezes.
ascaridíase é uma infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal.
As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
As pessoas podem não apresentar sintomas ou podem ter febre, tosse, respiração sibilante, dores abdominais, enjoo e vômito.
Crianças com infecção maciça podem não crescer normalmente, ou os vermes podem bloquear o intestino ou o duto biliar, resultando em dor intensa e vômitos.
Os médicos geralmente fazem o diagnóstico da infecção através da identificação dos ovos ou dos vermes em uma amostra de fezes.
As pessoas são tratadas com medicamentos antiparasitários, como albendazol.
Essa doença é contraída quando entramos em contato com solo que contenha a larva desses parasitas. Uma das formas de prevenção, portanto, é sempre andar calçado. As larvas, após entrarem pela nossa pele, chegam à corrente sanguínea e depois atingem o sistema digestório, onde se desenvolvem.