explique a diferença entre o conceito de constelação desenvolvido na antiguidade e o conceito atual adotado pela união astronômica internacional (IAU)
Soluções para a tarefa
Na antiguidade o conceito de constelação estava relacionado aos vários grupos de estrelas que representavam figuras no céu, os astrônomos acreditavam que as constelações eram responsáveis por formar figuras de animais, pessoas e objetos, o que levou aos astrônomos a nomeá-la.
O conceito atual adotado pela união astronômica internacional (IAU) define as constelações como áreas da Esfera Celeste que são utilizadas para identificar o posicionamento de corpos celestes. Segundo a IAU, as constelações são as 88 divisões geométricas da abóbada celeste.
Espero ter ajudado!
Resposta: com o avanço científico do século XX, tornou-se necessário aprimorar o conceito de constelações. Em 1930, o astrônomo belga Eugène J. Delporte (1882-1955) apresentou um novo conceito, que foi adotado pela IAU, determinando que constelações é cada uma das 88 regiões (ou partes) que subdividem geometricamente toda a esfera celeste