Filosofia, perguntado por Erickjja, 1 ano atrás

Explique a diferença entre inferência e argumento. Dê um exemplo de uma inferência e de um argumento.

Soluções para a tarefa

Respondido por franciscobr3243
1

Inferência é você concluir um assunto de forma lógica, ou seja, não é a sua base, você está usando uma base de outra base, uma base sólida que todo mundo já conhece, pra concluir algo, seja uma conclusão verdadeira ou falsa.

Exemplos de Inferência:

"Meu bisavô é mais forte que meu avô, logo, meu avô era mais forte que meu pai, e logo meu pai é mais forte que eu."

Isso é lógico e todo mundo já sabe. Seguindo uma base atrás da outra, concluindo uma coisa muito certa que todo mundo já sabe que é verdade, mas só tá seguindo um "A+A+A+A..." Não tá explicando nada só está seguindo um padrão.

Outro exemplo de Inferência:

"Todas as pessoas musculosas fazem caratê, meu amigo é musculoso então ele faz caratê."

Falso, ser musculoso não é um indício sólido de que a pessoa faz caratê, existem pessoas musculosas que não são caratecas, então é uma inferência falsa.

Outro exemplo:

"Todas as mulheres odeiam os homens porque são todas feministas"

Isso não é verdade, porque não tem uma prova do porquê todas elas odiariam, e nem todas as mulheres pensam igual, logo é uma inferência falsa também. Todo mundo sabe que há mulheres que odeiam os homens porque são feministas mas não são todas elas.

Já o argumento é você escrever sobre um assunto com uma única base sólida que é a sua, você não segue uma lógica e nem uma base que todo mundo já conhece, você usa a SUA OPINIÃO que ninguém conhece ainda.

Exemplos de Argumento:

"Meu bisavô era mais forte que meu avô porque ele se desgastava menos. Meu bisavô só trabalhava, já o meu avô ainda trabalhava e vivia na academia"

"As pessoas musculosas trabalharam arduamente seus músculos de diversas maneiras, uma dessas maneiras é fazendo caratê."

"Algumas mulheres odeiam os homens porque realmente existem muitos homens idiotas, não são todos, mas em suma maioria"

No argumento eu não estou seguindo uma opinião que todo mundo conhece É A MINHA PRÓPRIA OPINIÃO, NINGUÉM CONHECE ELA AINDA, eu não disse que existem mulheres que odeiam os homens porque são feministas, isto todo mundo já sabe, eu expliquej o porque elas odeiam, que é porque existem alguns homens idiotas. Eu não disse que as pessoas são musculosas por causa de hormônios nem nada disso, eu disse que elas trabalham arduamente e cada uma escolhe um esporte como o caratê. E eu não digo que meu bisavô era mais forte por causa de teoria da evolução, que todo mundo já sabe, eu explico algo que ninguém sabe ainda, ninguém sabia que meu avô trabalhava e vivia na academia. No argumento eu não uso duas ou mais linhas de base, eu uso apenas uma base, e no argumento eu não minto nem engano ninguém com uma base de outra pessoa, eu uso apenas a minha.

Observação: Normalmente o argumento é mais longo que a inferência. As inferências não explicam o porquê de forma clara, é vago, e é uma mentira. Ressalto que nem sempre a inferência é uma mentira, mas explica de forma tão vaga ou infântil que as vezes chega a ser uma mentira ou a pessoa não sabe explicar com suas convicções. O argumento é mais técnico EU SEI EXPLICAR É MINHA OPINIÃO, a inferência é vaga e estranha É A OPINIÃO DE OUTRA PESSOA OU EU NÃO SEI EXPLICAR SEM UM A+A+A+A = B.

Perguntas interessantes