explique a diferença entre flexibilidade e alongamento e qual é a sua importância
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Para a maioria da população alongamento e flexibilidade são a mesma coisa. ... O alongamento refere-se à capacidade do músculo de ser ”elástico”, de se “encompridar”. Flexibilidade refere-se à amplitude de movimento em uma determinada articulação e a facilidade com que esta se move.
Resposta:
Enquanto flexibilidade é um termo utilizado para descrever um componente de aptidão relacionado ao bem-estar físico, a palavra alongamento é usada para descrever a técnica utilizada para melhorar a flexibilidade, por meio de elasticidade muscular, ao colocar o músculo alongado além de seu tamanho habitual
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
O exercício alivia as tensões e prepara seus músculos para o treino. Os alongamentos são essenciais na rotina de quem faz atividades físicas porque evitam lesões, distensões e inflamações.
Além disso, a flexibilidade melhora a postura corporal e a quantidade de movimentos; diminui o risco de lesões; previne cardiopatias e outras doenças; provoca sensação de rejuvenescimento; melhora as funções respiratórias e retarda o surgimento da fadiga, acelerando a recuperação.
O'que pode acontecer se não praticarmos?
Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.
A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares.