explique a diferença entre a regionalização economica e a do IBGE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a regionalização do IBGE é uma regionalização feita com base nos critérios físicos e naturais, que dividem o Brasil em apenas 5 regiões: sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste.
enquanto a regionalização, é uma regionalização com base no critério socioeconômico.
Resposta:
A diferença é que, na regionalização econômica busca organizar os países e/ou o país, com base no desenvolvimento econômico e qualidade de vida dos mesmos. Já na regionalização do IBGE, o que conta são os aspectos fronteiriços, sendo assim os dividem em regiões, não de acordo com o grau econômico.
Explicação:
REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA:
A regionalização socioeconômica do mundo busca classificar os países com base no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida social.
Regionalizar significa, segmentar ou classificar uma dada área do espaço geográfico ou do meio natural conforme um critério previamente estabelecido.
Um desses critérios utilizados é o sociopolítico e financeiro, que é empregado na regionalização socioeconômica do mundo. Essa classificação baseia-se nos padrões atuais de qualidade de vida e consistência econômica entre os países. Em geral, esse tipo de regionalização costuma obedecer às fronteiras nacionais, ou seja, não qualifica as diferenças socioespaciais no âmbito econômico das áreas pertencentes a uma mesma unidade territorial.
Durante a Guerra Fria, podíamos ter como exemplos:
° Países de Primeiro Mundo – países capitalistas desenvolvidos, basicamente formados por Estados Unidos, Europa e Austrália, além de alguns outros territórios.
° Países de Segundo Mundo – países auto-declarados socialistas e que se estabeleceram com base em uma economia planificada, ou seja, sob o total controle do Estado.
° Países de Terceiro Mundo – países subdesenvolvidos ou periféricos, ou os “países não alinhados”, embora praticamente todos se inserissem no sistema capitalista e economia de mercado.
REGIONALIZAÇÃO SEGUNDO O IBGE:
No IBGE, as divisões regionais se estabeleceram em diversas escalas de abrangência ao longo do tempo, conduzindo, em 1942, à agregação de Unidades da Federação em Grandes Regiões definidas pelas características físicas do território brasileiro e institucionalizadas com as denominações de: Região Norte, Região Meio- Norte, Região Nordeste Ocidental, Região Nordeste Oriental, Região Leste Setentrional, Região Leste Meridional, Região Sul e Região Centro-Oeste.
Atualmente, essas regiões se dividem em 5:
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul