Filosofia, perguntado por brunamichels32, 7 meses atrás

Explique a diferença e semelhança entre o pensamento politico de Platão e a politica na atualidades?

Soluções para a tarefa

Respondido por jf783518
5

Resposta:Platão (428/7 – 348/7 a.C.) foi discípulo de Sócrates e profundamente influenciado pelo seu Mestre. Embora Platão também tenha sofrido influência de outros pensadores, como Pitágoras, é sobretudo a Sócrates de quem ele mesmo se declara profundamente devedor, de tal modo que toda sua vida pode ser entendida como um esforço racional para levar adiante as ideias de seu mestre, inclusive em suas obras Sócrates aparece geralmente como o protagonista e personagem principal através do qual Platão imortalizou a sua filosofia e a de seu mestre. Além da Influência de Sócrates, Platão também teve uma grande originalidade no desenvolvimento de suas próprias ideias, sobretudo o Platão já maduro, fundador de uma Academia de estudos filosóficos e preocupado em colocar em prática o seu ideário político-filosófico.

Disponível em: Slideshare, slide 2 (Acessado em 24/02/2016)

A filosofia de Platão é simultaneamente política e ética, ao mesmo tempo em que fala da educação fala de uma metafísica da Alma e do Bem, sua filosofia é teologia, antropologia, estética, é cosmologia e crítica social e, por isso, como afirma Tiago Lara (1989) continua sendo estudada ainda hoje, mesmo depois de dois mil anos de sua existência. A amplitude do pensamento de Platão é tamanha que o filósofo inglês contemporâneo Alfred N. Whitehead (1978) chegou a afirmar que toda a tradição filosófica europeia não passava de notas de rodapé da filosofia de Platão. Contudo, considerando o viés temático do nosso website, vamos nos concentrar aqui principalmente nos aspectos políticos de seu pensamento, embora nem sempre seja possível dissociar o pensamento político de outros aspectos de suas ideias.

A Política em Platão

A filosofia de Platão o conduziu desde cedo à concepção de um projeto político tão amplo quanto seu projeto filosófico e pedagógico que culminou com a fundação de sua escola: A Academia de Atenas. Desde a sua convivência com Sócrates e principalmente com sua condenação e morte, Platão esteve diante de fatos político. Ademais, a “[...] criação do projeto político de Platão teve origem, antes de tudo, nas decepções do filósofo com os modelos de governo baseados na democracia e nas ações dos governantes de seu tempo. O ponto culminante dessa criação foi a condenação e morte de Sócrates” (MENESCAL, 2009, p. 20).

A influência de Sócrates é tão grande, que ele será o protagonista da maioria das obras escritas por Platão, que nunca aparece em suas obras dando sempre voz ao seu mestre Sócrates como se ele, Platão, fosse apenas um interlocutor de toda a sabedoria de seu mestre. Como é o caso, por exemplo, de uma das obras mais importantes de Platão, a saber, A República (em grego: Πολιτεια; politéia), onde o filósofo usa o personagem do seu mestre Sócrates para dar vida ao ideal de uma sociedade justa e harmoniosa. O título da obra de Platão em grego é Politéia e segundo Pabón e Fernández-Galiano na introdução da obra para o espanhol La República (apud PLATÃO, 2006) uma tradução mais exata para Politéia seria “regime ou governo da polis”. É principalmente a partir da tradução latina para Res publica que o título da obra ganhou essa conotação.

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes