História, perguntado por lauschmidtag, 10 meses atrás

explique a diferença do processo de independência da América espanhola do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por jl1106801
2

Brasil - Com a presença da Família Real Portuguesa no Brasil a partir de 1808, registrou-se o que alguns historiadores brasileiros denominam de "inversão metropolitana", ou seja, o aparelho de Estado Português passou a operar a partir do Brasil, que desse modo deixou de ser uma "colônia" e assumiu efetivamente as funções de metrópole, a partir dessa transição do estado portugues o "Brasil" passou a representar algo mais que uma mera colonia.. (primeiros passou da independência)  

America espanhola: Napoleão Bonaparte, com o bloqueio continental, proibiu os países europeus a comercializarem com a Inglaterra, sob ameaça de atacar os países onde as ordens não fossem cumpridas.  

Portugal, fiel aliado da Inglaterra, ficou numa situação desagradável, não se resolvendo a tempo. Napoleão, indo invadir Portugal, passou pela Espanha desencadeando batalhas. O rei de Espanha, Fernando VI, foi preso e perdeu o trono por ordem de Napoleão, e, em seu lugar, foi colocado o irmão de Napoleão, José Bonaparte. O povo espanhol não obedecia ao rei francês, e as colônias também se recusaram a fazê-lo.  

Foi aí que as colónias viram uma grande oportunidade para começar a lutar pela sua independência: com a Espanha tentando expulsar as tropas de Napoleão, não teria muito controle sobre as rebeliões noutro continente.  

Resumindo: A Independencia do Brasil aconteceu após "A fuga" da corte Real para o Brasil e a Independência da America Espanhola aconteceu por uma opurtunidade bem aproveitada pois tento em vista que a Espanha estava ocupada combatendo as Tropas de Napoleão, as colonias viram um espaço para poder tentar uma independência.

Perguntas interessantes