Química, perguntado por annyeongbibs, 1 ano atrás

Explique a diferença do modelo atômico de Rutherford e de Bohr.

Soluções para a tarefa

Respondido por BruceWeddigen
9
Rutherford afirmou que junto aos prótons, no núcleo, estariam presentes outras partículas atômicas, os nêutrons, descoberto por James Chadwick em 1932.

Embora tenha explicado questões importantes da composição do átomo, o modelo de Rutherford não conseguia explicar porque o elétron não perde energia e “colide” com o núcleo ao se movimentar em órbita do mesmo, uma vez que na Física a atração de cargas elétricas de sinais opostos já era conhecida. A resposta para este enigma surgiu do estudo dos espectros da luz, inaugurando um novo capítulo: o modelo atômico de Rutherford-Böhr.


O modelo proposto por Rutherford foi aperfeiçoado por Böhr. Baseando-se nos estudos feitos em relação ao espectro do átomo de hidrogênio e na teoria proposta por Planck em 1900 (Teoria Quântica), segundo a qual a energia não é emitida em forma contínua, mas em ”pacotes”, denominados quanta de energia.

Segundo Böhr, os elétrons só podem permanecer em determinadas órbitas que possuem estados de energia fixos, constantes; pois os elétrons recebem e emitem o que Max Planck chamou de quanta, ou seja, pacotes discretos de energia.

Espero ter ajudado!
Com carinho, Bruce.
Perguntas interessantes