História, perguntado por elizafirenze, 1 ano atrás

Explique a democracia liberal de Juscelino Kubitscheck

Soluções para a tarefa

Respondido por manoeljunior81
3
Com o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, a União Democrática Nacional (UDN) - corrente política aliada aos militares e fortemente opositora do governo varguista - viu frustrados os seus planos de realizar um golpe de Estado e tomar o poder. A atmosfera política nacional tornou-se muito instável a partir disso.

Contudo, o presidente eleito não assumiria o cargo em um processo sucessório tranquilo. Isso porque, enquanto não chegava o momento de sua posse, haveria uma tentativa de golpe por parte dos udenistas. .

A democracia liberal pôde se manifestar através de uma liberdade política e de expressão.

Assim, pode-se dizer, de maneira bem geral, que o governo JK buscou conciliar uma política modernizante com outra de caráter conservador.

Tendo em vista fomentar o desenvolvimento do país, JK também abriria o país ao capital internacional, transformando este último em um sócio do processo brasileiro de industrialização. Assim, é a partir dessa época que cerca de 400 multinacionais começam a se instalar no país, destacando-se principalmente as do ramo automobilístico. Essas indústrias traziam capital e nova tecnologia para o Brasil e, em troca, lucravam muito com a mão-de-obra barata que encontravam aqui. Além disso, o governo também investiu na expansão das usinas hidrelétricas; na abertura de novas rodovias que integraram regiões até então isoladas umas das outras; na expansão da indústria do aço; na instalação da indústria de construção naval, etc.

elizafirenze: Queria um resuminho kk
manoeljunior81: espere um pouco
manoeljunior81: já resumi, esse é um assunto muito complexo, enfim, espero ter ajudado
elizafirenze: Obrigada
Respondido por kevin437
1
O ano de 1954 foi visivelmente marcado por turbulências políticas geradas, principalmente, pela inesperada saída de Getúlio Vargas do cenário político brasileiro. O suicídio do “pai dos pobres”, justificado pela ameaça de seus oponentes, acabou se refletindo nas urnas quando a UDN assistiu a expansão dos partidos getulistas (PTB e PSD) e a sua conseqüente derrocada nas eleições legislativas de 1954. No ano seguinte, as disputas pelo poder foram mais tensas com a marcação da eleição para presidente.
Perguntas interessantes