Explique a crítica de Górgias à filosofia platônica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crítica que Platão faz aos sofistas é fundamentalmente pelo fato de que só ensinam os meios para alcançar um fim sem visar os aspectos morais. ... Vale ressaltar a distinção feita por Platão entre verdade e opinião, onde a verdade compreenderia certeza e infalibilidade e a opinião compreenderia o oposto de ambos.
Górgias foi um dos maiores oradores da Grécia Antiga e um dos mais importantes filósofos sofistas. ... Os pensamentos de Górgias estiveram centrados nos temas do subjetivismo, do relativismo, do asceticismo e do ceticismo absoluto. Assim, ele se demostrou cético em relação à ciência e à razão.
Usando essa argumentação, o sofista Górgias explicou o poder mágico que, para ele, existia nas palavras. Gênio da retórica, o filósofo acreditava piamente na persuasão da linguagem. ... Pela retórica, Górgias e os sofistas provaram que a inteligência também poderia ser usada para mentir, seduzir e impressionar.
Tal formação fundamenta a crítica platônica à retórica sofística e à política que ela serve. ... A formação retórica, identificando o bem com o prazer, produz um discurso que visa agradar e persuadir, mas ao qual são indiferentes as questões morais.