explique a crise da monarquia hebraica, que levaria à divisão em dois reinos
Soluções para a tarefa
Foi assim Jubs 161
Antes desta divisão, sob o reinado de Salomão, de aproximadamente 970 a.C a 931 a.C. houve uma grande expansão do reino de Israel, que chegou a ser uma das Nações mais poderosas da terra, seja pelas alianças feitas com outros reis, ou por dominação de outros povos através das guerras..
Segundo nos relata a Bíblia as causas da divisão do reino de Israel estão descritas no primeiro Livro dos Reis, Capítulo 12.
Após a morte de Salomão em 931 a.C. seu filho Roboão assumiu o Reino.
A sua opressão traz insatisfação nas dez tribos do Norte. Tudo se inicia quando as dez tribos do norte pedem uma audiência a Roboão e solicitam-lhes que lhes aliviasse o julgo imposto por seu pai Salomão. Conta-nos a Bíblia que Roboão ao invés de aceitar o conselho dos sábios do tempo do seu pai que lhe orientara diminuir o julgo das tribos, foi aconselhar-se com os jovens amigos de sua juventude. O conselho destes foi que o Rei acrescentasse por dez o julgo de Salomão a este povo. Na volta das dez tribos para saber da resposta, Roboão lhes comunicou que o jugo imposto por seu pai lhes seria aumentado por dez. Ou seja: taxas e trabalhos para suprir a mesa do rei, a corte e o exército às tribos, através dos seus prefeitos ou intendentes.
As dez tribos do Norte então, sob a liderança de Jeroboão se rebelaram contra isso e se uniram constituindo um novo reinado, o Reino do Norte, com a denominação de Israel. No Sul ficam apenas duas tribos apoiando o filho de Salomão, Roboão, a de Benjamim e a de Judá, constituindo o Reino do Sul sob a denominação de Judá.