História, perguntado por gabrielamartinp6tgjz, 1 ano atrás

Explique a crise da igreja católica pelo cisma do ocidente

Soluções para a tarefa

Respondido por NandaCarmo
6
O Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417.

Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avignon. Em 1378, o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria. A população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma. Foi então eleito Urbano VI, de origem italiana. No entanto, ele demonstrou ser um papa muito autoritário, de modo que uma quantidade considerável do Colégio dos Cardeais, anularia a sua votação e foi realizado um novo conclave, sendo eleito Clemente VII, que passou a residir em Avignon. Iniciara-se assim o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avignon , reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Católica. Posteriormente, surgiria outro Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1417, quando o papado foi estabelecido definitivamente em Roma

Respondido por kevinmarinhoalencar
4

Resposta:

a) Momento em que o rei francês, em atrito com a Igreja, nomeia um papa que ficou sediado em Avignon, e o alto clero da Igreja escolhe um segundo papa que ficou sediado em Roma.

b) Ocorreu uma divisão da cristandade entre duas lideranças, fragilizando as estruturas eclesiásticas.

Explicação:

Perguntas interessantes