História, perguntado por kimberlyoliveira1, 1 ano atrás

explique a contribuição da burguesia no processo anterior a revolução gloriosa:

Soluções para a tarefa

Respondido por sr45678
6
Segundo Karl Marx as Revoluções Burguesas seriam os movimentos ocorridos na época da revolução industrial, do declínio do feudalismo e do início da adoção da teoria econômica do capitalismo. 

Desde o século V, em virtude das invasões bárbaras e da queda do Império Romano até o século XV, a organização do espaço europeu era o sistema social, econômico e político denominado feudalismo. Sua unidade espacial era o feudo. Basicamente, uma relação de muito poder na mão de um só indivíduo, que comandava e era proprietário do feudo, e vários servos, que trabalhavam e residiam no local. 

Durante a chamada Baixa Idade Média, no entanto, grandes modificações ocorreram, gerando a decadência no mundo feudal, devido às Cruzadas, ao desenvolvimento dos burgos e renascimento comercial e urbano, que levaram a formação dos Estados Nacionais, e à contradição entre o aumento da população e uma economia e sociedade estáticas. 

Com o crescimento populacional e, conseqüentemente, à uma produção cada vez maior, primeiro como artesanato e depois como manufatura, desenvolveu-se a atividade industrial ou a transformação de matérias-primas em produtos elaborados. 

Há então um fortalecimento das cidades e, sobretudo, das pessoas que comerciavam e que eram proprietárias, desde a produção até a circulação dos produtos ou mercadorias - essas pessoas eram os burgueses. É claro que com a divisão dos espaços em feudos, esses comerciantes pagavam impostos à aristocracia feudal e isso comprometia o seu lucro. 

A primeira grande revolução burguesa foi a Revolução Gloriosa no Reino Unido, instituindo a "Bill of Rights" e a monarquia parlamentar, ou seja, o poder do rei era limitado pelo parlamento, que era dominado pela burguesia. Promoveu-se, desta forma, o desenvolvimento acelerado do capitalismo. 

Outra famosa revolução comandada pela burguesia foi a Revolução Industrial, que consolidou o capitalismo como modo de produção predominante e dividiu a sociedade entre burguesia e proletariado. Houve, logo após, uma revolução também nos meios de transportes e começaram os problemas sociais. 

Não se pode deixar de citar a Revolução Francesa, que consolidou na França e difundiu pela Europa] os ideais da burguesia. No século XVIII, o governo da França pré-revolução gastava futilmente mais do que arrecadava, gerando assim uma grande crise econômica. A sociedade era dividida em três classes sociais: o primeiro estado era o Clero, o segundo, a Nobreza, e o terceiro os "outros", ou seja, soldados, camponeses, operários, burgueses e os sans-culottes, a massa miserável da população. 

Era esse último estado que pagava os maiores impostos, e com o excesso do governo pagavam cada vez mais. Em 14 de julho de 1789, com a tomada de Bastilha, foi instituída a Assembléia Constituinte, que suspendeu os privilégios feudais (a partir daquele momento todos deveriam pagar impostos), confiscou todos os bens da Igreja e declarou a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. 

Muitas outras revoluções foram financiadas e incentivadas pela burguesia, ávida por lucros e por sua proteção, provocando até hoje mudanças radicais nos planos econômico, político e sociais do mundo todo.

kimberlyoliveira1: vc n poderia por favor resumir esse texto para mim pq tem pouca linha aqui
Perguntas interessantes