Explique a chamado fardo do homem branco que estava no discurso do dos europeus do século XIX dê sua opinião sobre isso
Soluções para a tarefa
Resposta:
O dito "Fardo do Homem Branco" foi criado pelo poeta Rudyard Kipling a fim de endossar o eugenismo racial presente na sociedade daquela época. Ou seja, a grosso modo, tal teoria referia-se que caberia ao homem branco europeu a levar o progresso, cultura e civilização a outras regiões do globo (com destaque para a África e Ásia).
É importante destacar que o Rudyard Kipling criou obras que hoje em dia viraram desenhos infantis e que, naquela época, foram criadas com o intuito de simplificar a ideal eugenista racial do povo europeu sobre outros povos. Um exemplo claro disso é o Mogli - O Menino Lobo que, em suma, o menino representava o europeu branco e os animais da obra eram a representação dos indianos que careciam de civilização.
Na minha opinião é que isso é uma das coisas mais vergonhosas e detestáveis que o ser humano já fez (fato esse que gerou inúmeros genocídios em grupos étnicos africanos e asiáticos). Além do que, embora seja um assunto muito pouco debatido, é preciso tomar muito cuidado com o reavivamento de determinadas obra (vide o Mogli).