Saúde, perguntado por nynhakarim, 1 ano atrás

explique a alça de retroalimentação positiva observada na regulação de secreção de LH

Soluções para a tarefa

Respondido por KelwinBueno
2
O LH tem grande importância para a reprodução, tanto em fêmeas quanto em machos.

Efeitos em fêmeasEditar

O mecanismo de feedback entre LH eestradiol, importantes hormônios para a reprodução, ainda não é totalmente esclarecido. No entanto, a atividade do LH na ovulação já é determinado. Após o início de sua liberação pela adenoipófise, no período menstrual, o aumento da produção de LH se dá num curto intervalo de 24 a 48 horas. Este "pico"de LH é o que desencadeia a ovulação, não apenas liberando o ovócito do folículo ovariano como também iniciando a conversão dos resíduos deste folículo em um corpo lúteo que, por sua vez, produzirá progesterona para preparar o endométriopara uma possível implantação. O LH é indispensável para a manutenção desta função do corpo lúteo na segunda metade do ciclo menstrual. Caso haja a fecundação e agravidez se inicie, os níveis de LH entrarão em queda, e sua função passa a ser cargo do hCG a ser secretado pela placenta recém formada. A exposição mínima ao LH necessária para a maturação satisfatória do óvulo é chamada de Limiar do LH. Muito pouco LH, abaixo do nível do limiar, pode levar a maturação inadequada dos óvulos. Por outro lado, pesquisas têm mostrado que a exposição excessiva ao LH também danifica a maturação do óvulo, sendo, portanto, a exposição máxima requerida para maturação ótima do óvulo é chamada de Teto do LH.

Parece haver uma "janela" ótima para a atividade do LH, a denominada "janela terapêutica do LH’, a qual necessita ser precisamente atingida, já que muito pouco LH ou LH demais danificam o óvulo. .===Efeitos em machos===

O LH atua sobre as células de Leydig dostestículos, sendo regulado pelo GnRH [1]. As células de Leydig são responsáveis pela produção de testosterona (T), andrógenopresente tanto na atividade exócrina quanto na intratesticular da espermatogênese. Liberado pela adenoipófise, o LH passa a ser regulado por pulsos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), secretado pelohipotálamo. Quando os níveis de testosterona estão baixos, o GnRH é liberado de modo a estimular a produção e secreção de LH. O consequente aumento dos níveis de T estimula a adenoipófise e hipotálamo a inibirem a secreção dos referidos hormônios, por mecanismo de feedback begativo.

Alterações nos níveis de LH e testosterona no sangue podem ser induzidas por excitação sexual em homens.

Perguntas interessantes