Explique a afirmativa a seguir:
Do século V ao século IX, o Império Franco e o cristianismo operavam como agentes complementares alimentando interesses mútuos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para manter a unidade de seus territórios, foi necessário que ele distribuísse terras ao diversos integrantes do clero e da nobreza. Ao conseguirem a posse dos condados e das marcas (tipos diferentes de possessão de terra), esses grupos sociais estabeleciam um sólido laço de fidelidade com a autoridade de Carlos Magno. Além disso, o imperador criou um grupo de fiscais, chamados de missi dominici (emissários do senhor) que eram obrigados a fiscalizar os territórios reais. Para regimentar suas terras, Carlos ainda criou as capitulares, primeiro conjunto de leis do mundo medieval.
o significado desta afirmativa é que o Clero e a Nobreza atuavam de modo a beneficiar mutuamente os seus interesses na Alta Idade Média, tendo esta aliança se formado simbolicamente com o batismo do Rei Clóvis, no Século V, que foi Rei dos Francos.
O Clero sustentava ideologicamente, por meio da religião, a ideia da diferença natural, estabelecida por Deus, entre os diferentes grupos sociais e políticos da Europa de então. A Nobreza, que era a classe mais diretamente beneficiada por estas ideias, defendia então os interesses da Igreja, permitindo que ela se instalasse nos reinos e convertesse os seus súditos.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/35060687