História, perguntado por GABIMR15, 6 meses atrás

Explique a afirmativa a seguir: Do século V ao século IX, o Império Franco e o cristianismo operavam como agentes complementares alimentando interesses mútuos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Laiosgatinho
41

Resposta:

No século V, a conversão de Clóvis, rei franco, ao cristianismo contribuiu para a união de povos sob seu comando. As lideranças cristãs passaram a ter entre os germânicos um rei que auxiliava na expansão da religião e protegia os cristãos. Essa aliança prosseguiu com reis francos doando territórios à Igreja e contando cada vez mais com o apoio das autoridades cristãs. No século VIII, os francos impediram que os árabes avançassem pela Europa e expandissem o islamismo no continente. Já no século IX, Carlos Magno foi coroado pelo próprio papa, renovando mais uma vez a aliança entre a Igreja e os reis carolíngios. Dessa forma é possível dizer que a religião ajudava a dar prestígio ao rei, e o rei protegia a Igreja.

Espero ter ajudado, bons estudos! XD


GABIMR15: obrigada
anatrinca: obrigada, me ajudou muito.
Respondido por Lucasdoamaralaa
5

Resposta:

Para manter a unidade de seus territórios, foi necessário que ele distribuísse terras ao diversos integrantes do clero e da nobreza. Ao conseguirem a posse dos condados e das marcas (tipos diferentes de possessão de terra), esses grupos sociais estabeleciam um sólido laço de fidelidade com a autoridade de Carlos Magno. Além disso, o imperador criou um grupo de fiscais, chamados de missi dominici (emissários do senhor) que eram obrigados a fiscalizar os territórios reais. Para regimentar suas terras, Carlos ainda criou as capitulares, primeiro conjunto de leis do mundo medieval.

Explicação:

Perguntas interessantes