Geografia, perguntado por anabelamontefusco19, 8 meses atrás

Explique a afirmativa:

" A região do Meio Norte é extrativista"

Soluções para a tarefa

Respondido por vidalouca24567890
1

Resposta:

O Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas.

Trata-se da atividade econômica mais antiga do ser humano, quando este era nômade, sendo praticada até a atualidade.

O extrativismo pode ser usado para a subsistência como a recolha de frutos, madeira, pesca e caça, minérios que serão transformados em metais para o fabrico de utensílios.

Dessa maneira, o extrativismo era uma atividade que estava profundamente integrada aos povos antigos e à natureza.

No entanto, agora é praticado em escala industrial, pois é a matéria-prima que alimentará as fábricas de todo o mundo a fim de produzir bens de consumo.

O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados.

Tipos de Extrativismo

Existem três tipos de extrativismo: vegetal, mineral e animal.

Extrativismo Vegetal

Extrativismo Vegetal

Mulheres quebram o coco do babaçu

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente.

É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal. Este é praticado em espécies de plantas que crescem na natureza de forma espontânea e não foram cultivadas pelo ser humano.

Explicação:

Respondido por sappynappy
1

Resposta:

Outra atividade econômica bastante relevante na região é a mineração, com o Programa Grande Carajás, criado em 1980 pela Vale do Rio Doce, para a extração e transporte de minérios em terras do Maranhão, Pará e Tocantins. Os principais minérios extraídos são: ouro, estanho, bauxita, manganês, níquel e cobre.

Explicação:

bons estudos!

Perguntas interessantes