Explique a afirmação do teatro como produção coletiva
Soluções para a tarefa
Resposta: A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão, que a considerava como base de toda a educação natural. O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação. O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. Ao observar uma criança em suas primeiras manifestações dramatizadas, o jogo simbólico, percebe-se a procura na organização de seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.
Dramatizar não é somente uma realização de necessidade individual na interação simbólica
com a realidade, proporcionando condições para um crescimento pessoal, mas uma atividade coletiva
em que a expressão individual é acolhida. Ao participar de atividades teatrais, o indivíduo tem
a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável,
legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o
coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações,
com a finalidade de organizar a expressão de um grupo.
O teatro tem como fundamento a experiência de vida: idéias, conhecimentos e sentimento.
A sua ação é a ordenação desses conteúdos individuais e grupais.
A criança, ao começar a freqüentar a escola, possui a capacidade da teatralidade como um
potencial e como uma prática espontânea vivenciada nos jogos de faz-de-conta. Cabe à escola
estar atenta ao desenvolvimento no jogo dramatizado oferecendo condições para o exercício
consciente e eficaz, para aquisição e ordenação progressiva da linguagem dramática. Deve tornar
consciente as suas possibilidades, sem a perda da espontaneidade lúdica e criativa que é característica
da criança ao ingressar na escola.
Resposta: A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão, que a considerava como base de toda a educação natural. O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação. O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. Ao observar uma criança em suas primeiras manifestações dramatizadas, o jogo simbólico, percebe-se a procura na organização de seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.
Dramatizar não é somente uma realização de necessidade individual na interação simbólica
com a realidade, proporcionando condições para um crescimento pessoal, mas uma atividade coletiva
em que a expressão individual é acolhida. Ao participar de atividades teatrais, o indivíduo tem
a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável,
legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o
coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações,
com a finalidade de organizar a expressão de um grupo.
O teatro tem como fundamento a experiência de vida: idéias, conhecimentos e sentimento.
A sua ação é a ordenação desses conteúdos individuais e grupais.
A criança, ao começar a freqüentar a escola, possui a capacidade da teatralidade como um