Filosofia, perguntado por claudioaugustos2888, 1 ano atrás

explique a afirmação de sartre de que estamos condenados à liberdade? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por maaldenucci
5
Primeiramente, vamos entender o que a doutrina filosófica do Existencialismo prega. O Existencialismo diz que somos responsáveis por nossas decisões, mesmo que não tenhamos decidido nascer ricos ou pobres, negros ou brancos, enfim, não decidimos estar aqui, mas estamos. Os existencialistas negam que exista uma natureza humana, sendo assim, é errado dizer que "sou assim porque Deus quis". Dessa forma, se sou professora, é porque eu decidi ser professora num mundo em que eu poderia me tornar médica, advogada, etc, mas eu tive a liberdade para decidir que me tornaria professora, e isso é um direito que nem eu nem ninguém pode tirar de mim.
Sartre diz que a existência precede a essência, ou seja, primeiro o homem existe no mundo, depois ele decide o que fazer com sua vida. Dessa forma, o existencialismo coloca no homem a total responsabilidade do que ele se torna. A liberdade é incondicional, e é isso que Sartre quer dizer ao afirmar que estamos condenados a sermos livres: "Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer" (O existencialismo é um humanismo, 1978, p.9).
Espero ter ajudado (=
Respondido por adolfofilho71
10

Para Sartre, conforma-se ou resignar-se é uma decisão tão livre quanto não se resignar nem se conformar.

Por exemplo: Quando dizemos que não podemos fazer alguma coisa porque estamos fatigados, a fadiga é uma decisão nossa, tanto assim que outra pessoa, nas mesmas circunstâncias, poderia decidir não se sentir cansada e agir.

Ou seja, toda e qualquer decisão que tomamos e toda e qualquer ação que realizamos são livres.

Perguntas interessantes