explique
a) a relação entre o Mali e o islamismo;
b) os principais reflexos dessa relação na cultura malinesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Mali (ou Máli), hoje um país da África, foi um importante reino da costa oeste da África, bastante rico em recursos naturais (em especial minérios, como o ouro) e que se converteu ao Islamismo ainda no Século XIV, por meio da conversão simbólica de Mansa Musa, rei do país.
Esta conversão modificou as práticas culturais, econômicas e religiosas da população local, com a instalação de instituições religiosas de ensino superior - as primeiras da região -, a mudança dos códigos jurídicos, com a instituição da Sharia, a lei islâmica, e a aproximação daquele reino com o Império Árabe, o Estado mais poderoso da África no período, o que garantiu uma integração dos malineses ao mundo árabe.
ESPERO TER AJUDADO!
a) O Mali se relaciona com o islamismo por ter assimilado seus preceitos, ao passo que o então governante Mansa Mussa teve contato com muitos comerciantes islâmicos que trafegavam na região devido ao comércio transaariano e foi convencido sobre a veracidade dos dogmas.
b) A partir do século XI, quando essa assimilação se concretizou, é dito que os malineses se tornaram mais cultos, devido à fundamentação de instituições de ensino, e também mais regrados em razão das leis impostas.
A assimilação do islamismo no Reino de Mali
Algumas fontes contestam a absorção total dos preceitos islâmicos por parte do Reino de Mali, afirmando que caso a população tivesse se tornando tão formada e religiosa, não teria chegado ao fim, assim como aconteceu em meados do século XV.
Aprenda mais sobre o Reino de Mali: brainly.com.br/tarefa/5905176
#SPJ2