explique:
(a)a produção da energia eólica.
(b)a produção da energia solar.
(c)a produção energia biomassa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) feita pela produção de energia através do vento, que pode ter consequências positivas e negativas.
b) energia feita pelo sol, causando efeitos nas placas solares com os raios ultra-violetas, com a produção de energia sustentavél.
c) relacionada a combustão de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal (fauna e flora).
Explicação:
obs: todas as energias citadas são sustentavéis, sem causar nenhum dano prejudicial a natureza.
(a) Produção de energia eólica:
A geração de energia eólica consiste basicamente nas 5 etapas abaixo:
1. A energia cinética do vento é gerada há diferenças de pressão atmosférica e de temperatura entre os diferentes lugares.
2. A força dos ventos move as pás dos aerogeradores (turbinas eólicas), captando a energia cinética contida nos ventos e a converte em energia mecânica.
3. Essa energia mecânica faz girar o rotor, transmitindo essa rotação ao gerador
4. O gerador é composto por ímãs que, quando giram um sobre o outro, produzem carga elétrica, convertendo energia mecânica em energia elétrica.
5. A carga gerada é distribuída na rede elétrica e entregue às indústrias, comércios e residências.
(b) Produção de energia solar:
Existem duas formas de obtenção de energia através desse modo: a energia solar térmica e a fotovoltaica:
• Energia solar térmica: essa técnica consiste em uma contribuição entre as energias térmica e cinética, que atuam juntas para a geração de energia elétrica. A configuração deste sistema se resume em:
Espelhos côncavos instalados em direção ao céu e ajustados para refletir a luz do sol em um receptor.
Este receptor é então aquecido com a fonte de luz, esquentando o resíduo – geralmente óleo – armazenado em seu interior.
O calor do resíduo localizado no receptor aquece a água que está armazenada em outro recipiente, gerando um vapor que gira as turbinas e gera eletricidade para as residências e estabelecimentos.
• Energia solar fotovoltaica: essa técnica consiste na captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos instalados em telhados ou lugares com boa iluminação. O sistema funciona da seguinte forma:
Os painéis captam a energia solar, e com essa energia em forma de calor liberam elétrons para uma bateria.
Esta liberação de elétrons ocorre através de duas chapas instaladas, uma já preenchida com elétrons e outra vazia. A chapa vazia é a que recebe a descarga de elétrons e os libera para a chapa preenchida, que não absorve os elétrons, abrindo caminho para uma corrente elétrica entre as placas.
Basicamente este sistema é como uma pilha sendo preenchida com um polo negativo e outro positivo, gerando um processo químico.
(c) Produção de energia biomassa:
Uma usina de biomassa funciona de forma semelhante à uma usina termelétrica, convertendo calor da queima da matéria orgânica em energia que pode ser aproveitada de várias maneiras. A energia renovável se dá pela combustão por meio de processos como pirólise, gasificação, combustão ou co-combustão.
• Pirólise: por meio dessa técnica, a biomassa é exposta a altas temperaturas sem a presença de oxigênio, acelerando a decomposição da mesma.
• Gasificação: assim como na pirólise, a biomassa também é exposta a altas temperaturas na ausência do oxigênio, originando como produto final um gás inflamável. A diferença básica entre as duas opções é que a gasificação exige menor temperatura e o resultado final é apenas o gás.
• Combustão: na combustão, a queima da biomassa é realizada em altas temperaturas com a presença de oxigênio. O vapor gerado na queima é utilizado em caldeiras ou para mover turbinas.
• Co-combustão: nesse processo há uma combinação e ele propõe a substituição de parte do carvão mineral, comumente utilizado em termelétricas, por biomassa. O objetivo é diminuir a emissão de poluentes.