Explicar porque que o darwinismo social foi utilizado como discurso pelas potências europeias (então você terá que pesquisar o que foi o darwinismo social, para em seguida inserir 'ele' no contexto de neocolonialismo), dentro de todo esse processo de exploração dos continentes africano e asiático.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A obra de Darwin, A origem das espécies, fez com que a perspectiva evolucionista penetrasse várias áreas de conhecimento, para além da Biologia. Sua repercussão nas nascentes Ciências Humanas desdobrou-se no fenômeno do darwinismo social.
A dominação colonial ganhava uma justificativa biológica: tratava-se do avanço civilizador do homem branco sobre a 'barbárie", que deveria ser "civilizada". As sociedades também poderiam ser escalonadas segundo diferentes graus evolutivos que demonstrassem em termos econômicos, tecnológicos, políticos e culturais.
A dominação de um grupo sobre outro ganhava não só uma explicação sistêmica, pseudocientífica; mas, fundamentalmente, ganhava uma legitimação, pois em nome da defesa da civilização seria preciso dominar e/ou civilizar a barbárie.
Explicação: