Biologia, perguntado por diulianerckh, 1 ano atrás

Explicar por que a vacinação contra a Influenza é importante principalmente para idosos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por juliakovski
2

A influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, altamente contagiosa e que afeta indivíduos de todas as faixas etárias.  

Ocorre durante todo o ano em nosso país, sendo mais comum no outono e no inverno quando as temperaturas abaixam e as pessoas tendem a ficar por mais tempo em ambientes fechados o que favorece a transmissão viral.  

O termo Influenza parece ter surgido na Itália por volta de 1357 quando as epidemias que acometiam a humanidade eram interpretadas como resultantes da “influência” ou conjugação dos astros.  

Os mais relevantes em termos de saúde pública são os dos tipos A e B, sendo as pandemias comumente causadas pelos vírus da influenza do tipo A.  

Os vírus da influenza apresentam grande variabilidade genética e novas variantes virais emergem e circulam em espécies animais.  

Porque existe a possibilidade de que os vírus da influenza que infectam estes animais possam sofrer mutações adquirindo a capacidade de infectar os seres humanos, geralmente um trabalhador da área rural envolvido no manejo de animais utilizados em larga escala pelo homem, como aves e suínos.  

comercialização de animais infectados em mercados e lojas constitui um modo adicional de exposição aos vírus da influenza, seja no momento da compra, manuseio, abate ou preparo dos mesmos para consumo humano.  

Estes novos vírus se tornam um perigo para as populações urbanas quando adquirem a capacidade de serem transmitidos de pessoa a pessoa causando epidemias ou pandemias, como aquela que presenciamos em 2009 com o vírus da influenza do tipo A(H1N1).  

por esta razão que a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantem um sistema de vigilância da influenza realizando um constante monitoramento e caracterização dos novos vírus circulantes.  

É com base nos dados coletados que a OMS e o Ministério da Saúde determinam quais vírus deverão compor a vacina contra a gripe a cada ano e quais serão os grupos prioritários de indivíduos a serem vacinados.  

No ano de 2016, o sistema de vigilância nacional detectou a presença de vírus da influenza em cerca de 2.500 das mais de 20.000 amostras analisadas.  

O objetivo é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país pertencentes aos grupos prioritários com maior chance de exposição ao vírus da influenza ou mais susceptíveis ao desenvolvimento de quadros graves.  

campanha deste ano começou mais cedo, no início de abril, porque foi observado um aumento de quadros graves e óbitos pela infecção pelo vírus H1N1 em 2016.  

Apesar da cobertura vacinal elevada (93,5% da população de risco), mais de 2.000 pessoas morreram no último ano como consequência da infecção provando que com a gripe não se brinca.  

campanha de vacinação deste ano inclui, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, outros grupos prioritários como: as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  

Uma novidade este ano foi a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas como um dos grupos prioritários, uma solicitação antiga dos 2,3 milhões de profissionais da educação que foi agora atendida pelo Ministério.  

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabetes, imunosuprimidos, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias) deverão apresentar prescrição médica no ato da vacinação.  

Além de proteger a gestante contra a infecção, a vacinação resultará na produção e na transferência de anticorpos protetores para o neonato através da placenta já que este não pode ser vacinado.  

Ao se vacinar você estará se protegendo contra os três tipos de vírus da influenza que causaram quadros graves respiratórios no ano passado.  

Segundo o Ministério da Saúde, “a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”.  

As reações sistêmicas são mais frequentes em crianças jovens que nunca tiveram contato com os vírus da influenza podendo ocorrer febre, mal estar e dor muscular.  

Muitas pessoas associam estes sintomas à gripe, mas na verdade o que estão sentindo são as consequências de suas próprias respostas imunológicas aos três vírus vacinais.

Explicação:

desculpa pelo tamanho

Perguntas interessantes