História, perguntado por gabrielaribe296, 1 ano atrás

explicar os objetivos e características da união ibérica
URGENTEE


tiaguinhov2: Quantas linhas +/-?
gabrielaribe296: oito linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por tiaguinhov2
2

Resposta:

Vou listar os acontecimentos, aí você só conecta o que achar mais importante depois:

- O próximo herdeiro de Portugal, D. Sebastião, morreu precocemente numa batalha contra os muçulmanos e o seu pai, (acredito que seja D. Manuel) já estava bem velho e próximo da morte.

- O problema começa quando o próximo da sucessão era justamente Felipe II, que já era rei da Espanha. Sendo assim, começaram algumas negociações entre as elites portuguesas e esse rei para que a União entre os reinados de Espanha e Portugal fosse possível.

- A União se iniciou em 1580, logo após a morte do Rei português

- Parte dessas elites portuguesas se animaram com a união, porque teria contato direto com a prata nas colônias espanholas na América e porque o rei Felipe II estava prometendo bons cargos públicos para eles

- Já os espanhóis se animaram pela amplitude de dominação política nos territórios americanos, agora, na figura do rei espanhol.

- Mesmo com a União, não houve uma grande "mistura" nos territórios coloniais como ocorreu na Europa.

- Uma parte importante dessa história é que os holandeses estavam em conflito com os espanhóis e, logo após essa União, acabou pegando briga com os portugueses também. Por isso, os holandeses invadiram regiões do nordeste brasileiro e invadiram colônias portuguesas na África (o que atrapalhou no comércio de escravos).

A separação começou em 1640 e as negociações duraram até 1668.

Perguntas interessantes