Explicar os aspectos da vida humana
Soluções para a tarefa
Cinco Aspectos da Existência Humana
18/05/2013 Rio, Brasil
Hangzhou, China
Todos concordamos que precisamos cuidar da ecologia, mas esse aprendizado precisa chegar às áreas rurais, aos camponeses e também às cidades. Precisamos ensinar às pessoas, torná-las conscientes.
Hoje, a ganância devora nossa sociedade. Ela destrói a ecologia, destrói as famílias, destrói a condição humana que todos defendemos. Para manter a ganância sob controle precisamos criar um sentido de 'pertencer'.
Fico tão feliz que tantos de vocês tenham falado sobre valores espirituais, amor, condição humana e valores humanos nessa conferência. Há dez anos, há vinte anos isso era tabu. Até mesmo falar sobre amor em qualquer conferência sobre ecologia ou científica era considerado algo deslocado. Hoje, nós percebemos que precisamos de ter uma alta FDB, ou seja Felicidade Doméstica Bruta.
Para criar a felicidade, precisamos criar a consciência. De acordo com o Bhagavad Gita, uma sagrada escritura da Índia, a natureza tem oito partes, ou o Universo é formado por essas oito substâncias: Terra, Água, Fogo, Ar, Éter (Espaço), Mente, Intelecto e Consciência.
Ao cuidarmos do planeta, ao cuidarmos das pessoas à nossa volta, quando estendemos nossas mãos e nos tornamos disponíveis para aqueles que precisam, então a depressão desaparece da vida. Esse aprendizado ou conscientização é vista como uma necessidade emergencial atualmente por causa da depressão, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, será a maior causa de mortes na próxima década.
Precisamos proteger a Terra. Não podemos colocar tantos dinamites por causa da mineração. Precisamos controlar nossa ganância e o consumismo só pode ser controlado quando o humanismo desabrocha. Quando temos um sentido de pertencer, então o cuidado pelo planeta se torna cada vez mais manifesto. A Terra em si é um organismo. É viva porque abriga tantos seres vivos. Precisamos honrar a Terra.
Os povos antigos do mundo inteiro costumavam honrar a Terra, os rios, as montanhas e o ar. Precisamos reaver esses valores antigos e ter a visão moderna do desenvolvimento e prosperidade para todos.
Uma mente livre de estresse é ainda mais importante. Cada um é a poluição ambiental que criamos, e também há a poluição emocional. Se há alguém com depressão, essa pessoa transmite ondas de depressão por toda parte. O mundo inteiro nada mais é do que vibrações, tudo são ondas.
Nessa perspectiva de visão de o mundo como ondas que precisamos utilizar, ver as que as pessoas estejam felizes.
Os índices de suicídios estão se elevando no mundo porque não damos atenção a palavras denominadas como amor, pertencer e compaixão. Há uma fórmula fácil para se deprimir: sentar e pensar apenas em si mesmo, dizendo: "E eu? E eu? E eu?" Esta é uma maneira certa de ficar deprimido.
Quando ligamos para o planeta, quando cuidamos das pessoas à nossa volta, quando estendemos nossas mãos e nos tornamos disponíveis para aqueles que precisam, então, a depressão desaparece da vida. Esse aprendizado ou conscientização é vista como uma necessidade emergencial hoje em dia porque a depressa, segundo a Organizacao Mundial de Saúde, será a maior causa de mortes na próxima década.
O câncer é outra doença. Todas essas doenças podem ser eliminadas quando cuidamos de nosso planeta Terra, quando cuidamos da água, quando cuidamos das vibrações no ambiente, na atmosfera. Com tantas torres por toda parte, as radiações eletromagnéticas são muito mais elevadas do que eram antes e isso causa malefícios à saúde em muitas áreas urbanas.
Existe um antigo ditado na Índia: 'Antes de você cortar uma árvore, você deve pedir a permissão à árvore.' Isso porque a árvore é um ser vivo. Você promete à árvore que você vai plantar cinco da espécie dela. Então, me conceda a permissão de cortar a árvore.
Essa tradição existe por muito tempo. Eu tenho certeza de que também existe na China. (A China e a Índia compartilham essa tradição em comum do Vedanta ao Budismo, Lao Tsu.)
Assim, o universo todo é uma parte individual, e nós fazemos parte e somos uma parcela do universo. Há quatro camadas na existência humana: o meio ou o nosso primeiro corpo, o corpo físico é o segundo corpo, o prana ou a energia é o terceiro corpo (a terminologia chinesa é chi. Quando o prana ou a energia está elevada, há entusiasmo, criatividade. Quando a energia fica baixa há a depressão, e surge a tendência suicida e a tendência de fazer mal à natureza e a si próprio. Assim, desenvolvendo esse corpo do prana é essencial. A quarta camada é a mente, que desempenha um papel importante. A quinta é a consciência, que desempenha um papel importante tanto em proteger a ecologia quanto em proteger a espécie humana.
Resumindo, eu diria que um ambiente livre da poluição, um corpo livre de doenças, uma mente livre do atordoamento, um intelecto livre de inibições, uma memória livre de traumas são o direito de origem de todo individuo.