História, perguntado por barbarasantos1023, 6 meses atrás

- EXPLICAR o significado e características do Fascismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por vandersonluiz531
1

Resposta:

SIGNIFICADO DO FASCISMO

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

A palavra fascismo vem do latim fascio (feixe), pois um dos símbolos fascistas era o fascio littorio. Este consistia num machado envolvido num feixe de varas utilizado nas cerimônias do Império Romano como um símbolo de união.

Após os estragos causados por essa ideologia na Segunda Guerra Mundial, a palavra fascismo foi ganhando novos significados. Agora, nas primeiras décadas do século XXI, é comum denominarmos "fascismo" ou "fascista" o indivíduo ou movimento que defende a repressão violenta para resolver problemas da sociedade.

No entanto, essa definição não tem relação com o que era o fascismo na Itália, nas décadas de 20 e 30. Para os fascistas, a violência era um meio para alcançar o poder, e não um fim.

Ainda que tenham usado de métodos violentos em manifestações, não foram diferentes de outros grupos políticos na época.

CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

O fascismo se caracterizava por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, antiburguês, autoritário, antiliberal e nacionalista.

Benito Musolini fascismo

Benito Mussolini saudando a multidão em Roma

Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida individual e nacional.

Autoritarismo: a autoridade do líder era indiscutível, pois ele seria o mais preparado e sabia exatamente o que a população necessitava.

Nacionalismo: a nação é um bem supremo, e em nome dela qualquer sacrifício devia ser exigido e feito pelos indivíduos.

Antiliberalismo: o fascismo concordava com algumas ideias capitalistas, como a propriedade privada e a livre iniciativa das pequenas e médias empresas. Por outro lado, defendia a intervenção estatal na economia, o protecionismo e, no caso de algumas correntes fascistas, a nacionalização de grandes empresas.

Expansionismo: alargar as fronteiras era visto como uma necessidade básica, pois era preciso conquistar “espaço vital” para que a nação se desenvolvesse.

Militarismo: a salvação nacional viria por meio da organização militar, da luta, da guerra e do expansionismo.

Anti-comunismo: os fascistas rejeitavam a ideia da abolição da propriedade, da igualdade social absoluta, da luta de classes.

Corporativismo: ao invés de defender o conceito de "um homem, um voto", os fascistas acreditavam que as corporações profissionais deviam eleger os representantes políticos. Também sustentavam que somente a cooperação entre classes garantia a estabilidade da sociedade.

Hierarquização da sociedade: o fascismo valorizava uma visão do mundo segundo a qual cabem aos mais fortes, em nome da "vontade nacional", conduzir o povo à segurança e à prosperidade.

O fascismo prometia restaurar as sociedades destruídas pela guerra prometendo riqueza, uma Nação forte e sem partidos políticos que alimentassem visões antagônicas.

Perguntas interessantes