explicar o que é estequiometria.
Soluções para a tarefa
Estequiometria é o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas numa reação química.Este é feito com base nas leis das reações e é executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas. Desse modo, é possível calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação. Se quisermos determinado rendimento, podemos também calcular quanto deverá ser utilizado de reagente.
Por meio dos cálculos estequiométricos é possível fazer essas e outras relações específicas. Mas, antes de tudo, precisamos conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. E essas proporções são dadas pelas fórmulas moleculares, percentuais e mínimas ou empíricas.
As bases do cálculo estequiométrico: Leis Ponderais
Tais princípios são a base de qualquer reação química e são chamados de Leis Ponderais.
1. Lei de Lavoisier:
É a lei da conservação das massas ou lei da natureza:
2. Lei de Proust:
É a lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Através de experimentos realizados com substâncias puras, concluiu-se que a composição das massas é constante independente do processo escolhido para obtê-las. Ou seja, as massas dos reagentes e dos produtos participantes de uma reação mantêm proporção constante.
Qual é a relação entre as leis ponderais e a estequiometria?
No cálculo estequiométrico, o número de átomos permanece igual antes e depois da reação. Além disso, as equações precisam estar balanceadas de acordo com a proporção de reagentes e produtos.
Termos de química comuns no cálculo estequiométrico
Massa atômica: (MA), é usada para medir o peso dos átomos.
Massa molecular: (MM) é um termo que se refere à soma dos átomos de uma molécula.
Massa molar: (M) consiste na medição em gramas da massa molecular.
Mol: Serve para mensurar a matéria microscópica, seja ela átomo, próton, nêutron ou elétron.
Elemento químico: (Z) Corresponde ao número de prótons que o átomo possui no núcleo. Assim os elementos se diferenciam pela quantidade de prótons que os átomos possuem.
Resposta:
O calculo estequiométrico é uma maneira de conseguir saber: quem vai reagir, o quanto de cada um que vai reagir, e quem vai formar, e o quanto de cada um que formar
Explicação: